Brigadeiro, brigadeiro. Dizem que é um doce de origem brasileira que ganhou o mundo. O que não dá pra negar é que todo mundo gosta. Eu amo!! Quando bate aquela vontade incontrolável de comer doce, de noite, quando estou pronta para ver um filme, lá vou eu fazer o tal do brigadeiro. É verdade também que já imagino o treino da academia do outro dia com pelo menos 1 quilômetro a mais na corrida. Mas vale o esforço, rsrs…
Essa receita que vou passar pra vocês veio na revista Cláudia Comida e Bebida de abril. Fiquei encantada com a mistura de sabores e a leveza desse brigadeiro. No fundinho fica sempre o sabor da erva-cidreira. Aqui onde moro é bem fácil de achar. Praticamente todas as pessoas possuem um pezinho no quintal de casa. Mas essa erva também vende em supermercado.
A porção tem 281 calorias. Imagino que seja uma colher de sopa não muito cheia.
*Ingredientes1 xícara de leite
10 talos de 10 cm de capim-cidreira
1 lata de leite condensado
100 g de chocolate meio amargo
2 colheres de manteiga
2 colheres de cacau em pó peneirado
Comadres, quando fiz a receita pela primeira vez, não fiquei atenta a quantidade correta de erva-cidreira e meu primeiro brigadeiro ficou muito forte. Fiz de novo com a medida correta e ficou uma delícia. Portanto, atenção!!! Usei leite condensado light e como não tinha manteiga, usei margarina light. Deu na mesma.
* Mão na massa
Bata no liquidificador os talos de capim-cidreira com o leite e coe com uma peneira bem fininha. Em uma panela, de preferência antiaderente coloque o leite condensado, o leite coado, o chocolate picadinho, a manteiga e o cacau. Misture tudo. Em fogo médio fique mexendo até engrossar em ponto de colher. O certo é quando o fundo da panela começa a aparecer quando você mistura o brigadeiro. Deixe esfriar em sirva em colheres. Para servir em alguma ocasião especial você pode colocar o brigadeiro em copinhos bem pequenininhos.