Brownie Sem Glúten e Sem Lactose

Foto Guillermo White para Senhora Mesa
A chef Michele Maia, proprietária da marca Simplesmente Gourmet, que de Piracicaba distribui para diversas cidades, preparou uma receita especial de brownie para quem é intolerante ao leite ou ao glúten. Fácil de fazer, o recheio cremoso fica por conta da manteiga de amendoim.
Com aproximadamente 12 anos Michele começou a se interessar pelo encarte de culinária da revista Criativa, que a mãe assinava. “Eu folheava, lia, relia e escolhia uma receita pra fazer. E assim começou meu amor pela cozinha e pelos ingredientes. Cresci sabendo que a cozinha tinha um papel importante na minha vida, mas na época em que prestei vestibular não havia escolas de gastronomia no Brasil. Então fiz vestibular para Direito e cursei a faculdade. Quando já estava trabalhando como advogada, começaram a surgir os cursos de gastronomia e resolvi me matricular. Foi uma das maiores felicidades da minha vida e até hoje é.”

Chef Michele Maia

Chef Michele Maia que comanda a linha de produtos Simplesmente Gourmet.

 

Michele contou que sempre preferiu pães integrais, granola, iogurte natural até que em 1997 se tornou vegetariana. “A verdade é que o alimento natural é muito mais gostoso”, diz. Esse ano a chef conta que vai lançar novos kits da Simplesmente Gourmet. “Acredito que pra se criar uma boa receita devemos comer. Experimentar a maior variedade de sabores possíveis. Assim, alimentamos nossa biblioteca mental particular.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brownie sem Glúten e Sem Lactose

Brownie sem Glúten e Sem Lactose. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Brownie com Manteiga de Amendoim Sem Glúten e Sem Lactose

Chef Michele Maia – Culinária Natural
Ingredientes
175 g de manteiga de amendoim, mais um pouco pra decorar
150 g de chocolate amargo em barra
200 g de açúcar mascavo
3 ovos
100 g de farinha de arroz
1 xícara (240 ml) de leite de amêndoa ou qualquer outro leite vegetal
Preparo
Em uma panela aqueça em fogo baixo o chocolate, a manteiga de amendoim, o açúcar mascavo e o leite de amêndoa até que fique uma mistura homogênea. Deixe esfriar um pouco. Unte uma assadeira de aproximadamente 20 cm por 30 cm.
À parte, misture os ovos com a farinha. Junte a mistura de chocolate com a mistura de ovos e farinha. Despeje a mistura na assadeira untada. Com a ajuda de uma colher de chá, coloque pingos de manteiga de amendoim por cima da massa. Leve ao forno a 180ºC por 20 minutos. Retire do forno e sirva. Se quiser, polvilhe cacau em pó no momento de servir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chef Michele Maia que comanda a linha de produtos Simplesmente Gourmet.

Chef Michele Maia que comanda a linha de produtos Simplesmente Gourmet.