Esta é uma receita bem fácil, daquelas que pode ser feita na pressa, quando surge um imprevisto na cozinha. É bem simples de ser feita. Muitos poderão falar pensar em bobó de camarão, mas esta receita não leva mandioca. Camarões são deliciosos, mas também exigem um certo cuidado para serem preparados, pois possuem uma carne delicada. Prefira sempre os frescos, lógico que dependendo do lugar onde você mora. Mas o camarão congelado perde sabor devido à perda de aminoácidos.
O livro Comida & Cozinha, de Harold McGee – uma referência praticamente bíblica da gastronomia pra mim -, explica que os comerciantes costumam tratar o camarão congelado com uma solução de bissulfito de sódio para impedir a descoloração e com uma solução de polifosfato de sódio para mantê-los úmidos, o que na verdade, pode gerar sabores diferenciados. Por isso, sempre que puder compre o fresco.

Camarão com Dendê e Leite de Coco (4 porções)

Ingredientes:
* 1 kg de camarão médio, limpo, sem pele, cabeça e rabo
* 1 1/2 vidro de leite de coco
* 1 kg de tomate bem picadinho
* 1 colher sopa azeite
* 1 cebola pequena bem picadinha
* 2 dentes de alho
* 2 colheres sopa azeite de dendê
* coentro a gosto
* sal a gosto

Preparo:
Primeiro, passe o camarão em água fervente por dois minutos. Escorra e reserve. Em uma frigideira funda, coloque o azeite, o alho e a cebola. Refogue um pouco essa mistura até a cebola começar a dourar. Em seguida, coloque o tomate e deixe ele refogar e reduzir até virar uma pasta macerada. Em uma caçarola, em fogo médio, coloque o azeite de dendê e os camarões. Refogue por alguns minutos essa mistura incorporando o dendê aos camarões. No próximo passo, coloque o tomate, misture bem refogando por cerca de três minutos. Por fim, coloque o leite de coco e deixe esse caldo reduzir a seu gosto. Antes de servir, salpique coentro. Com arroz branco e batata palha fica divino.

Camarão com Dendê e Leite de Coco
Foto Senhora Mesa