Canjica

Quando esfria um pouco o clima fica perfeito pra uma canjica docinha e quentinha! Guarde essa receita pra usar também lá em junho na época de festa junina e mesmo que você não vá em nenhuma, vale a pena fazer em casa essa receita. É fácil, barata e boa que só! Pode colocar canela, muita canela, como eu gosto ou sem canela pra criançada que não gosta muito.

A canjica é um ingrediente tipicamente brasileiro, deliciosos como tantos outros e não é nada mais do que grãos de milho ralados. No Nordeste a canjica é conhecida como munguzá. E não pense que é tem baixo valor nutricional, tem proteína, ferro, fibras, magnésio, zinco, vários tipos de vitamina e por aí vai! Acredita-se que a canjica tenha sido trazida ao Brasil pelos escravos e antigamente era um prato quase que obrigatório na sexta-feira santa.

Canjica

Ingredientes
500 g de canjica
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 litro de leite
coco ralado a gosto
canela a gosto

Preparo
Deixe a canjica de molho de um dia para o outro, o legal é mais de 10 horas. Depois disso, escorra, coloque a canjica numa panela de pressão, cubra com água acima dela em 3 dedos e deixe cozinhar por 30 minutos depois que pegar pressão. Pegue uma caçarola misture o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco e misture bem. Coloque a canjica e deixe cozinhar nessa mistura por mais 15 minutos, até engrossar. Pronto. Daí é só servir quentinha como eu prefiro, ou gelada que fica gostosa também. Se gostar coloque canela.