Comadres que saudadesss!!! Quanto tempo. A vida anda meio corrida. Voltei a trabalhar na TV e cozinhar alguma coisa que compense postar aqui requer um pouco de tempo, as vezes não é nem para preparar o prato, mas para pesquisar. Tem tanta coisa que preciso publicar. Por exemplo, estou secando umas ervas em casa. Demora uns 15 dias, se der certo posto aqui como fazer!
O prato que eu vou postar a receita aqui é simplismente divino!!! Muito fácil de fazer!! A receita faz parte de um livro que eu tenho que se chama “Culinária de Todas as Cores – 200 receitas com baixo teor de gordura”.
O segredo, pra mim, de uma boa carne de porco, é o tempero, e essa receita me chamou a atenção pela mistura diferente deles. Nessa mistura a carne ficou por um dia. E os temperos trabalharam em uma harmonia deliciosa! Vale a pena fazer!
*Carne de Porco com Shoyu, linhaça e Coentro
Rende 4 porções
Preparo em cerca de 5 minutos, mais o tempo de marinada.
Cozimento em 30 minutos.
INGREDIENTES
– 2 filés-mignon de porco (250 g cada um) – (não consegui comprar filé, então usei lombo, ficou delicioso e suculento, não ficou nem um pouco seco).
– 1 colher de linhaça triturada – (precisei usar três)
– 150 ml de vinho branco seco
MARINADA
– 1 pau de canela (como era pequeno usei 2)
– 2 colheres de shoyu light
– 2 dentes de alho amassados (em vez de só usar alho, usei um tempero que eu mesmo faço com alho, pimenta dedo de moça e salsinha)
– 1 colher de gengibre ralado (esse eu esqueci de colocar, rsrs!!! mas não esquece não que deve ficar ótimo, rsrs)
– 1 colher de sopa de mel de laranjeira (usei mel de abelha, não consegui encontrar para comprar o de laranjeira, mas se tiver a oportunidade de usar o mel indicado na receita é melhor)
– 1 colher de sementes de coentro trituradas
– 1 colher (chá) de óleo de gergelim
MISTURE bem os ingredientes da marinada, coloque a carne em um prato raso não metálico e coloque esse molhinho da marinada por cima. Deixe descansar por no mínimo duas horas. Eu deixei 30 horas na geladeira. Em seguida, ESCORRA a carne e reserve a marinada à parte, não jogue fora. Corte a carne na espessura de dois dedos, passe na linhaça dos dois lados. AQUEÇA em fogo alto uma frigideira e sele a carne dos dois lado. Importante, não coloque mais do que dois bifes se a frigideira for grande e um se for pequena, pra não juntar água. Depois disso unte um pirex com azeite e asse em forno por uns 25 minutos, até a carne ficar dourada. ENQUANTO ISSO, retire  pau de canela da marinada e despeje o líquido em uma panela antiaderente, pode ser uma caçarola, ou uma panela pequena. Acrescente o vinho e deixe levantar fervura. Diminua o fogo e cozinhe até adquirir consistência de um verniz espesso. Deixe reduzir. RETIRE a carne do forno e sirva em seguida com o molho feito com a marinada espalhado por cima. Pra acompanhar fiz uma salada de aface e um arroz branco. O protagonista do jantar foi mesmo a lombo.
Espero que gostem!!!
Bjssss