É hoje!!! Dia Mundial do Macarrão!! E por aqui a massa faz bastante sucesso e já está no cardápio do dia-a-dia dos brasileiros! E nada melhor do que comemorar a data com receitas especiais.

Estes Chefs farão parte da Semana Mesa SP, que acontece entre os dias 5 e 8 de novembro no Centro Gastronômico do Senac Campus Santo Amaro. O Mesa Tendências é o maior evento enogastronômico do Brasil e tem a realização da Revista Prazeres da Mesa e Senac. Este ano o tema será a ancestralidade da nossa comida vasculhando a terrra, entendendo influências e trazendo as mais novas tendências da alimentação.

Pelo décimo ano consecutivo, São Paulo se torna o centro das atenções no mundo gastronômico. E para projetar esse espetáculo, a Semana MESA SP conta com a participação de grandes nomes da cozinha mundial. São quatro eventos imperdíveis para quem quer apurar conhecimentos, ter novas experiências enogastronômicas, fazer contatos no setor, se divertir e degustar os incontáveis prazeres da mesa.

Pappardelle ao Morretes Chef Jorge da Hora (Esta receita você encontra na Revista Senhora Mesa Especial de Verão)Ingredientes:   Para o barreado:   50 gramas de alho descascado   200 gramas de bacon   200 gramas de cebola   600 gramas de coxao duro   100 gramas de tomate molho maduro   Cebolinha a gosto   Broto de rabanete a gosto   Louro a gosto   Molho tabasco a gosto   Pimenta do reino em grão preta a gosto   Sal a gosto   Salsa a gosto   Para o pappardelle:   100 gramas de farinha de trigo   100 gramas de farinha de semolina   2 ovos   Modo de preparo:   Para o barreado:   - Cortar o coxão duro e o bacon em cubos médios (cerca de 3 cm) e temperar com sal e pimenta do reino;   - Em um frigideira pré-aquecida, selar os cubos de todos os lados e levar para  outra panela (se preferir, usar a pressão, para economia de tempo), refogando o alho e a cebola, juntamente com o bacon frito, o tomate para molho cortado em cubos e o louro;   - Deixe cozinhar até amolecer bem, a ponto de desfiar com as mãos;   - Após cozido, corrigir o tempero, adicionando o sal, a pimenta tabasco a salsa e a cebolinha.   - Reserve.   Para o pappardelle:   - Junte as duas farinhas e coloque-as em uma bancada de apoio limpa;   - Abra um pequeno buraco no meio da mistura e adicione os dois ovos, quebrado um de cada vez separadamente;   - Misture bem, até que a massa fique homogênea e sove, até que ela se torne um pouco elástica (desenvolvendo glúten);   - Com auxílio de um rolo de macarrão, abra a massa até que ela fique com a espessura de aproximadamente 1 mm;   - Modele a massa aberta, cortando-a em retângulo com a base de 1  centímetro, e o comprimento de 13 centímetros;   - Em uma panela, ferva água com um pouco de sal, e em seguida cozinha a  massa, por cerca de 5 minutos, um pouco de cada vez;   - Se for servida imediatamente, saltear com o barreado já pronto, caso contrário, dar um choque térmico na massa em água corrente fria, e guardá-la  com um pouco de azeite na geladeira.   Para servir:   - Esquente a massa em água fervente, acrescente azeite e sal, disponha sobre o prato e na sequência, sobreponha com o barreado e regue com o caldo do cozimento do mesmo.

Pappardelle ao Morretes
Chef Jorge da Hora
(Esta receita você encontra na Revista Senhora Mesa Especial de Verão)Ingredientes:
Para o barreado:
50 gramas de alho descascado
200 gramas de bacon
200 gramas de cebola
600 gramas de coxao duro
100 gramas de tomate molho maduro
Cebolinha a gosto
Broto de rabanete a gosto
Louro a gosto
Molho tabasco a gosto
Pimenta do reino em grão preta a gosto
Sal a gosto
Salsa a gosto
Para o pappardelle:
100 gramas de farinha de trigo
100 gramas de farinha de semolina
2 ovos
Modo de preparo:
Para o barreado:
– Cortar o coxão duro e o bacon em cubos médios (cerca de 3 cm) e temperar com sal e pimenta do reino;
– Em um frigideira pré-aquecida, selar os cubos de todos os lados e levar para outra panela (se preferir, usar a pressão, para economia de tempo), refogando o alho e a cebola, juntamente com o bacon frito, o tomate para molho cortado em cubos e o louro;
– Deixe cozinhar até amolecer bem, a ponto de desfiar com as mãos;
– Após cozido, corrigir o tempero, adicionando o sal, a pimenta tabasco a salsa e a cebolinha.
– Reserve.
Para o pappardelle:
– Junte as duas farinhas e coloque-as em uma bancada de apoio limpa;
– Abra um pequeno buraco no meio da mistura e adicione os dois ovos, quebrado um de cada vez separadamente;
– Misture bem, até que a massa fique homogênea e sove, até que ela se torne um pouco elástica (desenvolvendo glúten);
– Com auxílio de um rolo de macarrão, abra a massa até que ela fique com a espessura de aproximadamente 1 mm;
– Modele a massa aberta, cortando-a em retângulo com a base de 1 centímetro, e o comprimento de 13 centímetros;
– Em uma panela, ferva água com um pouco de sal, e em seguida cozinha a massa, por cerca de 5 minutos, um pouco de cada vez;
– Se for servida imediatamente, saltear com o barreado já pronto, caso contrário, dar um choque térmico na massa em água corrente fria, e guardá-la com um pouco de azeite na geladeira.
Para servir:
– Esquente a massa em água fervente, acrescente azeite e sal, disponha sobre o prato e na sequência, sobreponha com o barreado e regue com o caldo do cozimento do mesmo.

 

Costela de Porco e Cogumelos Porto Belo Chef Gil GuimarãesIngredientes  (serve de 4 a 5 pessoas)   Uma costela de porco suculenta de 1kg  500g  de cogumelos porto belo frescos 500g de spaghette  Sal Marinho azeite (ou banha desde de que artesanal) 10 Pimentas do reino preta Alecrim fresco Tomilho fresco Uma garrafa de Vinho branco seco Vinagre xerez Mel de abelha Modo de Fazer Faça um sal de alecrim. Bata num pilão sal marinho e alecrim ate ficar bem verde. 1- Limpe e coloque a costela numa vasilha e adicione vinho branco seco e 4 dentes de alho com casca e alguns grão de pimenta do reino.  tampe com um pano e deixe na geladeira por 24 hs.  Tempere com sal de alecrim e sele com azeite (ou banha desde que artesanal)numa frigideira bem quente.  2-Coloque numa assadeira com a marinada e asse por 3,5 horas, a 120º graus.  3-Reserve o caldo da costela que ficou na assadeira   4-Passe mel e grelhe costela para caramelisar.   5-Tempere os cogumelos porto belo com vinagre de xerez e tomilho. Puxe com azeite e reserve.   6-Faça um spaghette de boa qualidade "al dente"   7-Passe no chinoix o caldo da costela, reduza um pouco e adicione os cogumelos e o spaghette, acerte o sal e sirva com a costela caramelisada.

Costela de Porco e Cogumelos Porto Belo

Chef Gil Guimarães Ingredientes
(serve de 4 a 5 pessoas)
Uma costela de porco suculenta de 1kg
500g de cogumelos porto belo frescos
500g de spaghette
Sal Marinho
azeite (ou banha desde de que artesanal)
10 Pimentas do reino preta
Alecrim fresco
Tomilho fresco
Uma garrafa de Vinho branco seco
Vinagre xerez
Mel de abelha
Modo de Fazer
Faça um sal de alecrim.
Bata num pilão sal marinho e alecrim ate ficar bem verde.
1- Limpe e coloque a costela numa vasilha e adicione vinho branco seco e 4 dentes de alho com casca e alguns grão de pimenta do reino.
tampe com um pano e deixe na geladeira por 24 hs.
Tempere com sal de alecrim e sele com azeite (ou banha desde que artesanal)numa frigideira bem quente.
2-Coloque numa assadeira com a marinada e asse por 3,5 horas, a 120º graus.
3-Reserve o caldo da costela que ficou na assadeira
4-Passe mel e grelhe costela para caramelisar.
5-Tempere os cogumelos porto belo com vinagre de xerez e tomilho. Puxe com azeite e reserve.
6-Faça um spaghette de boa qualidade “al dente”
7-Passe no chinoix o caldo da costela, reduza um pouco e adicione os cogumelos e o spaghette, acerte o sal e sirva com a costela caramelisada.

 

Pea Mac & Cheese Chef Dalton Rangel (Apresentador do Programa Homens Gourmet) INGREDIENTES Mini penne ou elbow 200 G   Azeita extra virgem 20 ML   Bacon 30 G   Pimenta do reino   Ervilha congelada 30 G   Creme de leite fresco 100 ML   Manjericão   Queijo edam kroon 30 G   Queijo parmesão 30 G   Modo de fazer  1. Cozinhe a massa em água fervendo e sal   2. Em uma panela frite o bacon ate ficar crocante, acrescente o creme de leite fresco e deixe reduzir pela metade. Acrescente os queijos ralados e a ervilha fresca.   3. Acerte o sal e pimenta do reino no molho e misture a massa cozida.   4. Decore com manjericão e sirva.

Pea Mac & Cheese
Chef Dalton Rangel (Apresentador do Programa Homens Gourmet)
INGREDIENTES
Mini penne ou elbow 200 G
Azeita extra virgem 20 ML
Bacon 30 G
Pimenta do reino
Ervilha congelada 30 G
Creme de leite fresco 100 ML
Manjericão
Queijo edam kroon 30 G
Queijo parmesão 30 G
Modo de fazer
1. Cozinhe a massa em água fervendo e sal
2. Em uma panela frite o bacon ate ficar crocante, acrescente o creme de leite fresco e deixe reduzir pela metade. Acrescente os queijos ralados e a ervilha fresca.
3. Acerte o sal e pimenta do reino no molho e misture a massa cozida.
4. Decore com manjericão e sirva.

 

SPAGUETE DE RÚCULA ALLA CHITARRA  CHEF JEFFERSON  RUEDA,  dono do Restaurante Attimo  e palestrante do Semana Mesa SP Massa de Rúcula 30 gr. de rúcula fresca 150 gr. de rúcula branqueada 250 gr. de gemas 10 gr. de sal 170 gr. de farinha de trigo 170 gr. de farinha durum   Branquear a rúcula. No liquidificador, bater a rúcula branqueada e, depois de triturada, adicionar aos poucos as gemas e a rúcula fresca. Retirar a mistura do liquidificador e então acrescentar as farinhas e o sal, trabalhando a massa até que torne-se uma mistura homogênea. Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa e corte no formato desejado.   Montagem 1 Mini abobrinha 1 Mini berinjela 1 Tomate italiano 1 porção de ricota de búfala 100 gr. de molho de tomate   Leve os legumes ao forno a 300°C por 50 minutos, regados com azeite e temperados com sal e pimenta do reino a gosto. Junte o molho de tomate e os legumes à massa numa panela. Incorpore a ricota de búfala e sirva com uma lâmina de pão para acompanhar.

SPAGUETE DE RÚCULA ALLA CHITARRA
CHEF JEFFERSON RUEDA, dono do Restaurante Attimo e palestrante do Semana Mesa SP
Massa de Rúcula
30 gr. de rúcula fresca
150 gr. de rúcula branqueada
250 gr. de gemas
10 gr. de sal
170 gr. de farinha de trigo
170 gr. de farinha durum
Branquear a rúcula. No liquidificador, bater a rúcula branqueada e, depois de triturada, adicionar aos poucos as gemas e a rúcula fresca. Retirar a mistura do liquidificador e então acrescentar as farinhas e o sal, trabalhando a massa até que torne-se uma mistura homogênea.
Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa e corte no formato desejado.
Montagem
1 Mini abobrinha
1 Mini berinjela
1 Tomate italiano
1 porção de ricota de búfala
100 gr. de molho de tomate
Leve os legumes ao forno a 300°C por 50 minutos, regados com azeite e temperados com sal e pimenta do reino a gosto.
Junte o molho de tomate e os legumes à massa numa panela. Incorpore a ricota de búfala e sirva com uma lâmina de pão para acompanhar.