Os chefs participarão da Semana Mesa SP, o mais importante evento de enogastronomia da América Latina, em novembro, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro! Confira a receita do Nhoque da Fortuna

Você já ouviu falar sobre o nhoque da Fortuna? Diz a lenda que no dia 29 de dezembro do século IV, São Pantaleão perambulava por um vilarejo da Itália em busca de alimento. O santo teria batido na porta de uma humilde família que o convidou para a refeição. Cada pessoa teve direito a sete massas de nhoque. Ao recolherem os pratos, os donos da casa foram surpreendidos com moedas de ouro sob os pratos. Desde então, o dia 29 (de qualquer mês) é considerado como o Dia do Nhoque da Sorte ou da Fortuna. Para celebrar esse dia, o chef equatoriano Pablo Pavón e a capixaba Bárbara Verzola palestrantes da Semana Mesa SP prepararam uma deliciosa receita com massa italiana, abóbora e o saboroso creme de queijo parmesão.

Os chefs, Pavón e Verzola, do restaurante Soeta (Vitória – ES), ministrarão a palestra Homenagem ao litoral Capixaba: ostras, lamerão, siri mole e manjubinhas, no congressoMesa Tendências, durante a Semana Mesa SP, o mais importante evento de enogastronomia da América Latina, que acontece entre os dias 3 e 5 de novembro, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, em São Paulo.

Veja a baixo a receita do Nhoque da Fortuna criada pelos chefs:

Nhoque de abóbora com creme de parmesão

Ingredientes

1,5 kg abóbora
300g farinha de trigo
1 ovo
1 gema
100g parmesão

Para o creme de parmesão
600g creme de leite
300g parmesão

Preparo

Cozinhe a abóbora em forno a 180 graus. Bata em um processador e passe por uma peneira para que o purê fique bem liso. Pese 1kg de purê, acrescente o ovo, a gema e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e o parmesão e sal. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2 cm. Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal. Quando a água levantar fervura, coloque os nhoques na água até eles começarem a subir. Prepare uma bacia com água e gelo, coloque os nhoques que subiram na água com gelo. Retire os nhoques da água gelada, e coloque-os em um recipiente com óleo.

Para fazer o creme de parmesão basta ferver o creme de leite e colocá-lo em um liquidificador com o parmesão. Bata até que fique homogêneo. Decore  com lascas de trufas e sirva!

 

Semana Mesa SP – Conexão Essencial: o produtor familiar e a cozinha

Centro Universitário Senac – Santo Amaro

Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro

Data: de 3 a 5 de novembro