Colomba Pascal com Gotas de Chocolate

Nem panetone, nem bolo, exatamente uma Colomba Pascal. Surge na época da Páscoa e depois só no próximo ano. A massa é fofa e a farofinha que vem em cima uma delícia. Nessa receita especial para a Senhora Mesa preparada pelo chef Dijalma Boa Sorte, nada é complicado. Que tal surpreender seus convidados fazendo você mesmo a sua própria colomba? Tenho certeza que a experiência e o gostinho de preparar vai ser incrível.  O chef Dijalma comanda o restaurante Engenho das Águas que fica dentro do Grande Hotel Águas de São Pedro. Ele é aberto ao público de sexta e sábado e tem um menu incrível.

Acesse já a edição completa da Revista Senhora Mesa e veja muitas outras receitas.

Rendimento (3 unidades)
04-ingredientes-02
Ingredientes Esponja
500 g de farinha de trigo
75 g de fermento biológico
90 g de gemas
250 g de água

Ingredientes Massa
750 g de farinha de trigo
315 g de manteiga em cubos
300 g de açúcar refinado
325 g de gemas
20 g de sal
raspas de laranja a gosto
1 fava de baunilha
100 ml de água
350 g de chocolate em gotas

Ingredientes Farofa da Cobertura
60 g de farinha de amêndoas
80 g de farinha de trigo
120 g de manteiga em ponto pomada
100 g de açúcar demerara
raspas de 1 limão siciliano

05-preparo-02

Preparo Farofa
Misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo, o açúcar e as raspas de limão. Coloque a manteiga e deixe repousar na geladeira por 30 minutos. Rale a massa resfriada na parte mais grossa do ralador e volte para a geladeira.

Colomba
Faça a esponja misturando os ingredientes. Bata na batedeira com o gancho por 5 minutos e deixe descansar na própria batedeira por 30 minutos até dobrar de tamanho. Coloque o restante dos ingredientes (massa) na batedeira, exceto o chocolate e bata por 10 minutos. A massa deverá atingir ponto de véu, ou seja, ficar homogênea e lisa. Tire da batedeira e coloque o chocolate misturando com uma colher. Unte três formas de fundo removível com manteiga, divida a massa em três porções e coloque nas formas. Deixe fermentar até dobrar novamente de tamanho. Com a ajuda de um pincel, passe delicadamente as claras sobre as colombas e espalhe a farofa sem apertar. Asse em forno preaquecido por 170º por 30 minutos.

ACOMPANHE A SENHORA MESA NO INSTAGRAM @SENHORAMESA