Como fazer Feijão

Esse título – Como Fazer Feijão – pode parecer bem estranho. Mas confesso que quando comecei a cozinhar pesquisava muito nos livros da minha avó sobre como fazer esse ingrediente tão tradicional no nosso país. O melhor feijão que eu já comi é o da minha sogra Elizabeth. Eu não sei o que ela faz, porque já a vi fazendo algumas vezes, mas o dela fica muito, muito bom. Hoje em dia eu consigo chegar meio perto, e parei de trazer marmita de feijão congelado da casa dela, rs.

A proporção de água é o mais importante, aliado à força da chama do fogão. Nisso se soma o tempo e temos uma equação que pode até ser descrita em quadro de evolução: cozimento versus tempo e água adicionada.

Cada um tem um jeitinho todo especial de como fazer feijão e eu gostaria muito de saber qual é essa receita. Eu gostaria de testar. Essas receitas de vó e mães são sempre fantásticas. Na foto um prato famoso por aqui. Quem não gosta de feijão, arroz, bife e batata frita?

Existem vários tipo de feijão, e o que eu mais gosto de fazer é o carioquinha e o jalo. Para os dois, serve a mesma receita. Vai mudando um pouco quando escolhemos o manteiguinha que é menor ou o branco que cozinha mais rápido. Eu faço sem nenhum tipo de tempero e refogo depois de pronto. Tem algumas pessoas que gostam de colocar o louro antes, pode ser também, vai de gosto.

Uma dica importante gente, simples, mas que muita gente esquece. Tempo de cozimento em panela de pressão começa a contar a partir do momento que pega pressão e começa a fazer o barulhinho. Não antes.

Segue a receita abaixo e me conta o que acha lá no Instagram: @senhoramesa ou pelo Snapchat: senhoramesa. E vamos lá. Como fazer feijão?

*Foto Senhora Mesa por GW.

Como fazer Feijão

04-ingredientes-02Como fazer Feijão
2 xícaras de feijão (jalo ou carioquinha)
4 xícaras de água
05-preparo-02Deixe o feijão de molho em água de uma noite para o outro dia. Quando colocar o feijão na água, se algum boiar pode jogar fora. No outro dia, na panela de pressão, descarte essa água do molho, coloque o feijão na panela, cubra com as duas xícaras de água e tampe. Depois que pegar pressão conte 10 minutos e desligue.
01-facil-02Para refogar o feijão, coloque em uma panela (fogo médio) uma mistura de alho, sal e pimenta amassados, azeite e folhas de louro. Frite rapidinho antes do alho dourar pra não amargar e coloque uma concha do feijão. Nessa hora você pode tomar duas decisões. Usar o mixer para amassar esses grão da concha de feijão e deixar o caldo mais grossinho, ou colocar o restante do feijão e deixar cozinhar mais um pouco. Nesse último caso o caldo fica menos grosso. Dos dois jeitos fica uma delícia.

LEIA TAMBÉM

COXINHA DE BRIGADEIRO DO CHEF KADU BARROS