Para as pessoas que querem surpreender o amado ou a amada preparando um belo jantar, segue abaixo a sugestão da Senhora Mesa. Capriche na decoração

da mesa com flores, guardanapos de tecido, velas e leve à mesa muito, muito amor!

ENTRADA

* Polenta com Molho de Tomate Seco e Cogumelo Shimeji

Polenta com Molho de Tomate Seco e Cogumelo Shimeji
Foto Senhora Mesa
Confira também Senhora Mesa no facebook.com/senhoramesa

MOLHO TOMATE SECO

Ingredientes: 2 latas de tomates pelados em cubinhos, 150 g de tomate seco, 1 colher de azeite, sal, cebolinha e salsinha a gosto.

Preparo: no liquidificador, ou com a ajuda de um mixer, bata o tomate com o tomate seco e o sal. Antes de servir, refogue rapidamente esse molho em uma colher de azeite e acerte o sal.

SHIMEJI

Ingredientes: 1 bandeja com 200 g de shimeji, 1 colher shoyu, 1 colher de manteiga.

Preparo: em uma frigideira derreta a manteiga e acrescente o shimeji. Deixe saltear por cerca de 3 minutos, até o shimeji soltar uma água e secar novamente, é bem rápido. Coloque o shoyu e deixe incorporar por mais 2 minutos.

POLENTA

Ingredientes: 400 g de fubá mimoso, 2 colheres queijo masdaam ralado, cerca de 1 litro de água, 2 colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo: em uma panela grande coloque a água para ferver e quando ela estiver borbulhando, acrescente aos poucos o fubá, peneirando ele dentro da água. Mexa sem parar, vigorosamente.  Acrescente uma colher de manteiga e aos poucos o queijo. Nessa hora, a polenta já começa a ficar mais encorpada. Assim que começar a desgrudar do fundo, está pronta. Finalize com a outra colher de manteiga.

MONTAGEM

Em um prato fundo, coloque o molho, contemplando mais a lateral do prato. No centro acrescente a polenta e por último o shimeji. Finalize com cebolinha/salsinha a gosto. Sirva quente.

PRATO PRINCIPAL

*NHOQUE AO GORGONZOLA

Nhoque ao Gorgonzola
Foto Senhora Mesa
Confira mais Senhora Mesa no facebook.com/senhoramesa

Esse nhoque é bem fácil de fazer e fica simplesmente D.I.V.I.N.O!!

Ingredientes

Nhoque (4 pessoas)
600 g de batata
120 g de farinha de trigo
3 gemas
80 g de queijo parmesão ralado
60 g de queijo muçarela ralado
180 g de ervilhas frescas cozidas (branqueadas)
pimenta-do-reino moída na hora
noz-moscada

Molho
300 ml de creme de leite
200 g de queijo gorgonzola
pimenta-do-reino moída na hora

Na hora de servir
2 colheres sopa de azeite
2 colheres de alho picado
2 colheres de salsa picada
minirrúcula para a apresentação
pimenta-do-reino

Preparo

Nhoque: Enrole em papel-alumínio as batatas lavadas e asse no forno pré-aquecido a 180 graus até que elas fiquem macias. Isso será observado em quase uma hora, cerca de quarenta minutos fique de olho. Cada forno exige um tempo diferente. Em seguida, descasque as batatas ainda quentes, faça um purê com elas e misture todos os outros ingredientes do nhoque, exceto as ervilhas. Enrole essa massa e corte o nhoque do tamanho que preferir, os menores são melhores. Jogue os nhoques em água fervente e quando subirem, retire e coloque em água com gelo. Seque todos imediatamente com um pano e frite com azeite. Nessa última etapa, o molho deverá estar praticamente pronto.

Molho: Ferva o creme de leite com o queijo gorgonzola até que derreta. Bata no liquidificador ou mixer para chegar a um creme espumoso. Verifique o sal. Essa parte é muito importante. Como esse molho já vai gorgonzola, que é bastante salgado e na finalização do prato será salpicado parmesão, acredito que não vai precisar usar sal. A primeira vez que fiz essa receita ficou um pouco salgada porque usei sal. Não há necessidade.

Ervilhas: coloque as ervilhas frescas em água fervente e em cerca de 2/3 minutos retire e coloque em uma tigela com água e gelo. Esse processo se chama branqueamento. Ele evita a perda de nutriente do alimento e mantém viva a sua cor e firmeza.

Em uma frigideira sele os nhoques no azeite. Deixe eles ficarem realmente bem dourados. Coloque em um prato ou travessa, depende da forma como vai servir. Coloque o molho, parmesão ralado finamente (não exagere, pois não é espaguete) e pimenta-do-reino. Eu não encontrei minirrúcula, mas é uma tendência de todos os chefs acrescentarem alguma folhinha para decorar o prato, seja jambu, minirrúcula, feijão…enfim. Se encontrar, acredito que fique mais gostoso, tanto para o paladar quanto para o visual.
Outra dica: não se preocupe em fazer para duas pessoas, usando a metade das indicações dos ingredientes. Eu fiz para duas pessoas, usando parte do indicado, e deu tudo certo.

SOBREMESA

*BRIGADEIRO DE LIMÃO SICILIANO

Brigadeiro de Limão Siciliano
Foto Senhora Mesa
Confira mais Senhora Mesa no facebook.com/senhoramesa

Ingredientes:

395 g de leite condensado (pode usar o light, de caixa ou lata)
50 g de chocolate branco em pedaços
1 colher rasa de manteiga sem sal
raspas de 2 limões sicilianos (para isso precisa de um utensílio específico de cozinha ou delicadamente
retirar as raspas com um ralador mais fino)
2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
raspas de limão siciliano para decorar

Preparo: em uma panela coloque o leite condensado, com o chocolate branco e a manteiga. Mexa com um fuê, daqueles de bater ovo, até esse creme ficar bem homogeneizado. Deixe ele engrossar, mexendo sempre. Depois de cerca de 2 minutos que esse creme começou a desgrudar do fundo da panela desligue o fogo. Acrescente o suco de limão. Tem pessoas que preferem mais molinho, outras mais durinho. Mas lembre sempre que ele frio vai ficar um, dois picos mais grosso do que está vendo quente. Eu gosto dele mais durinho. Coloque em uma taça para servir e cubra com as raspas de limão. Fica excelente se você deixar ele esfriar um pouco na geladeira.

 

*SIGA

TWITTER – @senhoramesa @pattiguimaraes

INSTAGRAM – @senhoramesa @patiguimaraes