Cuscuz e Cucagna, Aprenda a receita

Milho e peixe formam a base para pratos típicos de Piracicaba e não podia ser diferente. Graças às influências de índios e imigrantes, a gastronomia caipiracicabana é rica, baseada no que ela sempre teve de melhor e abundante: milho, peixe e cana-de-acúcar. Ah, a pamonha de Piracicaba. Ah, o pintado na brasa. E para beber, a cachaça dos alambiques dessa terra caipira. Outra iguaria piracicabana de tradição! A cidade completa 247 anos em 1° de agosto e continua com um jeito todo especial de ser, da cultura à alimentação.

Confira a reportagem completa sobre a Gastronomia de Piracicaba.
Cuscuz de Peixe (foto acima)
Remador Restaurante

Ingredientes: 200 g ervilha, 200 g milho, 1/2 xícara de azeitona verde picada, 3 ovos  cozidos picados, 1 ovo cozido para decorar, 1/2 xícara de palmito picado, 4 colheres de sopa de molho de tomate, 2 xícaras de peixe sem espinho desfiado, 3 a 4 xícaras de farinha de milho, o suficiente para dar o ponto, sal a gosto, 3 dentes de alho amassados, 1 colher de sopa de óleo.
Preparo: em uma panela aqueça o óleo e doure bem o alho. Coloque o molho de tomate e acrescente a ervilha, milho, ovo, azeitona, palmito e peixe. Misture bem. Acrescente aos poucos a farinha de milho até dar o ponto. Coloque em uma forma untada com óleo o ovo cortado ao meio, um de cada lado da forma. Preencha a forma com a mistura e leve para gelar. Desenforme e sirva.

Cucagna
  Chef Lilian Droghetti    Ingredientes: 1/2 kg linguiça pura, 1 calabresa, 100 g de bacon, 100 g de mortadela em cubos, 200 g de queijo meia cura, 1/2 cebola, 2 dentes de alho, 5 ovos, pimenta-do-reino a gosto, cheiro verde a gosto. Preparo: Frite bem a linguiça sem a tripa. Pique em cubos pequenos o bacon, calabresa e a mortadela e frite junto com a linguiça. Retire o excesso de gordura e reserve. Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite, acrescente os tomates e as carnes reservadas. Vai ficar um molho encorpado. Acrescente o queijo picado em cubos, os ovos batidos e deixe cozinhar bem em fogo baixo para não talhar. Corrija o sal se necessário, tempere com pimenta-do-reino, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde picado. Sirva com polenta.

Cucagna
Chef Lilian Droghetti
Ingredientes: 1/2 kg linguiça pura, 1 calabresa, 100 g de bacon, 100 g de mortadela em cubos, 200 g de queijo meia cura, 1/2 cebola, 2 dentes de alho, 5 ovos, pimenta-do-reino a gosto, cheiro verde a gosto.
Preparo: Frite bem a linguiça sem a tripa. Pique em cubos pequenos o bacon, calabresa e a mortadela e frite junto com a linguiça. Retire o excesso de gordura e reserve. Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite, acrescente os tomates e as carnes reservadas. Vai ficar um molho encorpado. Acrescente o queijo picado em cubos, os ovos batidos e deixe cozinhar bem em fogo baixo para não talhar. Corrija o sal se necessário, tempere com pimenta-do-reino, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde picado. Sirva com polenta.