Esta é uma receita deliciosa e meio fast food, por ser prática, fácil e rápida de fazer. É um tradicional escondidinho. Usei o bacalhau desfiado como recheio e acrescentei alguns toques pessoais, como queijo maasdam ralado. Eu adoro esse queijo, ele é doce e acrescenta um sabor maravilhoso onde é usado. Na hora de fazer o purê, também usei uma manteiga de limão siciliano que aprendi a fazer com o chef Henrique Fogaça e você pode pegar a receita aqui. A combinação ficou excelente bacalhau + batata + maasdam + manteiga limão.

*Ingredientes

400 g de lascas de bacalhau dessalgadas e desfiadas
5 batatas grandes
1 xícara de leite
2 colheres sopa de queijo maasdam ralado
queijo maasdam suficiente para cobrir
1 1/2 colher sopa de manteiga de limão siciliano
cheiro verde à gosto
pitada de noz moscada
azeite

*Preparo

Primeiro, dessalgue o bacalhau. Eu deixei ele de molho em água quente por três vezes.  Reserve. Cozinhe na panela de pressão as batatas sem a casca e depois passe pelo espremedor. Em uma frigideira funda, coloque um fio de azeite e o bacalhau. Deixe dar uma salteada e no fim acrescente o cheiro verde à gosto. Reserve. Pegue uma caçarola funda, regue com um fio de azeite e coloque a batata já passada pelo espremedor. Acrescente o leite aos poucos, em fogo sempre baixo. Mexa bastante. Descobri que mexer bem o purê é o segredo para ele ficar leve e aveludado. Coloque a manteiga e vá movimentando o purê. Em seguida, acrescente o restante do leite e mexa ainda mais. Vai doer um pouco o braço, mas compensa. No fim, adicione as duas colheres de queijo maasdam ralado.
Em um refratário que comporte a quantidade de batata, cerca de 25 centímetros de comprimento, regue o fundo com um fio de azeite e cubra com o purê de batata, a uma altura de pelo menos dois centímetros. Coloque o recheio espalhando por cima do purê. Em seguida, cubra com o restante da batata. Finalize cobrindo com queijo maasdam ralado e leve ao forno preaquecido a 180º por cerca de 18 minutos. Vá conferindo o forno, quando as bordas e a cobertura começar a ficar dourada está na hora de tirar. Sirva.

Escondidinho de bacalhau com queijo maasdam e manteiga com limão siciliano