Pastilla folhada de frango agridoce pronta para saborear.
Foto Senhora Mesa

O Natal está chegando e como bom gourmet você meu leitor ou leitora, deve estar pensando o que preparar na grande noite. Eu ainda não fechei meu cardápio, já que vou oferecer a ceia para a família este ano na minha casa, mas estou fazendo alguns testes. Tenho que admitir, deliciosos testes. Essa receita logo abaixo é do livro da Larousse, Agridoce, 30 Receitas para Saborear. É muito simples de fazer e deliciosa. Você pode fazer em tamanhos menores, com formas de mini empadinhas, por exemplo, e servir como canapé. Confira abaixo o passo-a-passo

O recheio mistura dois ingredientes simples e facilmente encontrados, a ameixa-preta e frango. Use sempre a coxa ou sobrecoxa do frango, pois são mais macias, o peito geralmente é muito seco. Eu fiz a minha versão com massa folhada e ficou uma delícia, misturando a maciez do recheio com a crocancia da massa.

Ingredientes (Rendimento: 4 porções)

4 coxas/sobrecoxas de frango cozidas
12 ameixas secas sem caroço
1 dente de alho
1 cebola
1 maço de coentro (opcional)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino moída
2 colheres (sopa) de mel
50 g de pinoles
12 folhas de massa filo (eu usei a folhada)

Dicas: O agridoce tem um sabor surpreendente, porém acho que se você usar uma colher e meia de mel já é o suficiente. Eu descartei o coentro, pois tem gente aqui em casa que não gosta. Também troquei a massa filo pela folhada, em busca de crocancia.

Preparo:
Desosse o frango cortando em pedaços. Corte também as ameixas em quadradinhos. Descasque e pique o alho e a cebola. Em fogo médio, aqueça o azeite em uma frigideira e refogue a cebola e o alho por cerca de cinco minutos, até ficarem dourados. Coloque o frango e a ameixa, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue mais um pouco. Em seguida, junte o mel e os pinoles, mexendo até caramelizar essa mistura. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Enquanto o recheio esfria, pegue uma xícara de tamanho comum. Recorte a massa folhada, e abra o suficiente para cobrir o fundo e as bordas da xícara e obter sobras nas laterais. Recheie e dobre a massa em cima, apertando bem. Vire a xícara ao contrário em uma forma com papel-manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200°. O tempo de forno será de cerca de 20 minutos, vá verificando e quando ficar dourado está pronto. Sirva em seguida.

Refogue o alho e a cebola em azeite até dourar.
Foto Senhora Mesa

Em seguida acrescente o frango e a ameixa.
Foto Senhora Mesa

 

Por fim, coloque o mel e os pinoles caramelizando essa mistura!

 

Com a ajuda de uma xícara faça um molde com a massa para receber o recheio.
Foto Senhora Mesa

Coloque o recheio e feche para dentro com as sobras da massa em volta da xícara.
Foto Senhora Mesa

Vire a xícara em uma assadeira com papel-manteiga e leve ao forno.
Foto Senhora Mesa