No mês de Novembro tem Encontro Gourmet em São Paulo. Este encontro reúne blogueiros de gastronomia de todo o Brasil. Este ano alguns desafios foram lançados antes mesmo do dia do evento. Recebemos em casa uma caixa de Feijão Pronto Camil. O desafio: preparar uma receita para participar de um concurso entre os blogueiros. Eu fique pensando e pensando o que eu poderia fazer e ontem tive uma ideia. Estamos perto do Natal e Ano Novo, então resolvi fazer o que batizei de Feijão da Sorte Camil.

Fui no supermercado comprar lentilha e para minha surpresa também tinha Lentilha Pronta Camil. Daí foi só preparar os ingredientes e muito rápido o meu prato como sugestão para a ceia de Reveillon estava pronto.

Eu pensei em usar a lentilha, pois ela é um grão tradicionalmente usado nas ceias. Assim como o feijão, trazem expectativa de fertilidade na maioria das culturas. Diz a lenda, que a lentilha representa fartura e saúde durante o ano, pois as sementes incham e dobram de tamanho após o cozimento.

Também usei uma lingüiça de Cordeiro, que é um animal considerado sagrado pelos cristãos e puro.

A associação do louro ao feijão já é típico, porém neste Feijão da Sorte Camil ele ganha outra conotação: o louro é de origem greco-romana e é um símbolo de sucesso e vitória. Guardar uma folha de louro na carteira na virada é promessa de sucesso e fartura ao longo do ano. Ao servir este prato, amarre uma folha de louro com uma fita de cetim no garfo para o convidado depois guardar na carteira.

Já o puxuri, é uma semente da Amazônia e seu sabor lembra bastante uma mistura de cravo, pimenta e canela. Ralei um pouco sobre o preparo, o que rendeu um sabor picante no final do paladar.

A receita é muito simples:

– 1 embalagem de Feijão Pronto Camil
– 1 embalagem de Lentilha Pronta Camil
– 3 gomos de lingüiça de cordeiro
– 3 dentes de alho amassados
– 5 folhas de louro frescas
– 1 pitada de puxuri
– sal a vontade
– 2 colheres de sopa de óleo
– Pimenta biquinho para decorar

Preparo

Em uma frigideira cozinhe e grelhe a lingüiça e em seguida corte em rodelas de espessura média. Na mesma panela onde grelhou a lingüiça, coloque o alho e assim que começar a doura acrescente o Feijão Pronto Camil e a Lentilha Pronta Camil. Coloque o louro, a pitada de puxuri, acerte o sal e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. E está pronto. Eu servi com pimenta biquinho em cima, que eu adoro.

Feijão da Sorte Camil: com lentilha, linguiça de cordeiro, louro e puxuri.

Feijão da Sorte Camil: com lentilha, linguiça de cordeiro, louro e puxuri.