Chegou tarde do trabalho e quer comer algo saboroso? Ou quer impressionar e servir uma entrada especial? A dica do Senhora Mesa de hoje são as bruschettas. Costumo usar o pão em várias ocasiões e sempre guarnecido com algum molho, patê ou de alguma caponata.  É simples é fácil de fazer. A ideia do Senhora Mesa é transformar as coberturas das bruschettas em estrelas do prato e criar um festival de bruschettas. Com sabores variados, fica difícil não agradar todos os convidados.

Bruschetta de presunto crú, brie e geléia de pimenta
Foto Patrícia Guimarães

*Mão na Massa:

Usei a ciabatta, um pão italiano macio por dentro e crocante por fora. Como entrada, pode calcular cerca de duas fatias, ou seja, duas bruschettas para cada pessoa.

*Coberturas

– Shitake – Simples, simples.  Em uma frigideira coloque uma colher rasa de sopa de manteiga para refogar 200 g de shitake, que é a quantidade que geralmente vem na embalagem e dá para cobrir cerca de seis fatias de pão. Em três a cinco minutos o shitake estará refogado. No meio desse tempo acrescente duas colheres de sopa de shoyo light.  Não coloque água. No fim, acrescente três cebolinhas cortadas bem pequenas. Cubra a fatia de pão com um pouco de mussarela ralada e por cima coloque o shitake.

– Presunto Crú – Não tem como errar. Use o presunto crú e por cima uma fatia de queijo brie e ainda, para finalizar, depois que sair do forno, cerca de uma colher de chá de geléia de pimenta. Combinação perfeita.

– Trufa Negra – Essa é pra arrasar. Por cima de um queijo masdam ralado, colocado sobre a fatia de pão, acrescente lasquinhas da trufa negra. Não precisa de mais nada. O sabor marcante vai te impressionar.

– Tomates com Manjericão – A tradicional. Queijo mussarela, cubos de tomate e depois que sair do forno, folhinhas de manjericão. Não tem como não provar. Basta acrescentar na fatia queijo mussarela ralado, por cima os tomates picados em quadradinhos e cobrir com mais um pouco de queijo mussarela. Finalize com o manjericão.

Dica – Em todos os casos, antes de fazer a cobertura, reguei a fatia de ciabatta com azeite. O tempo de forno, a 180 graus, é pequeno, cerca de vinte minutinhos. Mas fique de olho, já que cada aparelho trabalha a temperatura de uma forma diferente.

Sirva com um bom vinho e de entrada, o festival de bruschettas pode se tornar o prato principal da noite.