Filé a Wellington

Essa receita que deixa o filé suculento, ganhou fama nesta versão do chef Gordon Ramsay, e quem ensina pra gente é a chef Lilian Droghetti. De origem francesa, essa receita foi criada em homenagem ao comandante britânico que junto com o general prussiano Gebhard von Blucher, derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, em 1815. Ele se chamava Arthur Wellesley, nasceu na Irlanda e morreu na Inglaterra, e recebeu o título de primeiro duque de Wellington. Mas ninguem fala, em registros históricos, do nome do chef que criou o prato, servido numa recepção cívica na cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia.

Mas o que sabemos é que o Filé a Wellington uma delícia!! Nesta versão do chef Gordon Ramsay, o filé inteiro é envolto em uma pasta de cogumelos e presunto Parma. Fica muito muito saboroso. O importante, é selar a carne em uma frigideira bem quente antes de envolver nos outros ingredientes e levar ao forno, pra ele não soltar o seu suco e estragar a massa folhada. Essa massa você compra pronta no supermercado, no congelador.

Confira mais receitas acesse grátis nossa REVISTA IMPRESSA!

Filé a Wellington

Chef Lilian Droghetti – Personal Chef – Piracicaba

Ingredientes -400 g de cogumelo Paris, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1,2 kg de filé mignon a peça, 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de mostarda, 150 g de presunto tipo Parma , 300 g de massa folhada em rolo, 3 gemas, manteiga para untar a assadeira.

Preparo – em um processador coloque os cogumelos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Triture bem até ficar como uma pasta. Não exagere no tempero, pois o presunto já é salgado. Em uma frigideira coloque os cogumelos e cozinhe bem até secar toda a água que solta do cogumelo. Reserve. Tempere a peça de filé, já limpa, com sal e pimenta-do-reino. Na frigideira coloque o azeite e frite rapidamente a carne para selar por todos os lados. Isso impedirá que o suco da carne saia e a deixe-a ressecada ao levar ao forno. Depois passe a mostarda por toda peça de carne e reserve.
Cubra uma superfície lisa com plástico filme e, sobre ela, espalhe as fatias de presunto de parma. Espalhe bem o cogumelo sobre as fatias de presunto de parma e acomode o filé no centro desse preparado. Enrole o filé como se fosse um rocambole, mantendo o plástico filme, apertando bem inclusive nas laterais. Leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa folhada, retire o plástico filme e posicione o filé no meio da massa. Passe a gema levemente batida pelas laterais da massa e feche o filé com a massa. Vire e leve-o à uma assadeira untada com manteiga. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos, abaixe o fogo para 170ºC e deixe assar por mais 10 minutos. Retire do forno, aguarde 10 minutos e sirva em fatias.

Foto Guillermo White para Revista Senhora Mesa, todos os direitos reservados.

Foto Guillermo White para Revista Senhora Mesa, todos os direitos reservados.