Filé com Cogumelos e Mandioca na Manteiga

Eu faço compra de legumes e verduras em uma horta que fica muito longe da minha casa. Mas chegar lá e encontrar mini agrião, mini alface, folhas de beterraba, cogumelos frescos e frutas lindas por um preço justo faz valer a distância. Eu sou do tipo que vai ao supermercado comprar ingredientes pra uma receita, mas que no fim encontra outro ingrediente lindo e mudo toda a ideia inicial. Cozinha é acima de tudo uma diversão.

Essa receita de filé com cogumelos e mandioca na manteiga é um prato simples de ser feito, mas muito gostoso. Essa mandioca é sensacional de gostosa. Experimente fazer ela para o churrasco. É engraçado que aqui, os paulistas tem o hábito de comer churrasco com pão. Já lá em Goiás, é com mandioca cozida. Eu gosto do pão com linguiça, já a mandioca com farofa e a carne de churrasco é imbatível de gostosa.

Ingredientes Mandioca
500 g de mandioca cozida
2 colheres de sopa de manteiga com sal
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de salsa bem picada
Preparo – Derreta a manteiga na frigideira e coloque o alho. Deixe por cerca de um minuto. Não deixe chegar a dourar. Coloque a mandioca, misture e desligue o fogo. Coloque a salsinha e ajuste o sal.

Ingredientes Filé
Eu usei um filé de raquete. É um corte do quarto dianteiro, bem marmorizado, uma delícia pra brasa. Você pode escolher filé mignon também. Tempere com sal e deixa na churrasqueira até chegar ao ponto desejado.

Ingredientes Cogumelos
200 g de cogumelo. Eu usei os cogumelos Paris frescos.
1/2 xícara de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de molho inglês
sal a gosto
Preparo – Coloque os cogumelos fatiados na frigideira e deixe cozinhar por quatro minutos no molho inglês. Eu gosto deles mais tenros. Coloque o creme de leite fresco, deixe cozinhar por dois minutos e ajuste o sal.

Sirva o filé com a mandioca e o molho de cogumelos.