A leitoa é um dos meus pratos preferidos para a ceia de Natal. Gosto muito da carne, do sabor, da forma como ela absorve os temperos, da sua macies, da casquinha crocante. A leitoa sempre fez parte dos menus de Natal onde quer que eu estivesse. Falam tanto do peru, mas acho que a leitoa não falta também e tem mais a cara do Brasil.

O maior desafio na hora de fazer a leitoa é a finalização da sua pele. Todo mundo quer deixar ela pururuca. Não é difícil, existem alguns meios pra se fazer isso, veja a minha receita abaixo. Os ingredientes abaixo são para a paleta de uma leitoa de 1,5 kg em média. Para peças maiores, é só dobrar a quantidade de porções dos ingredientes.

Leitoa
Senhora Mesa

Ingredientes
1 paleta de leitoa de cerca de 1,5 kg
1 l de vinho branco seco (a acidez do vinho é muito importante e ajuda a reduzir a gordura)
3 dentes de alho amassados
3 colheres de café de sal
1 xícara de suco de laranja (esprema a laranja fresca ok, não é suco de caixinha, rs)
2 ramos de alecrim
1/2 maço de tomilho
1 colher de sopa de açúcar mascavo

Preparo
Deixe a leitoa marinando de um dia para outro ou pelo menos 3 horas antes.  Coloque a leitoa na mistura de vinho, alho amassado, sal, suco de laranja, alecrim, tomilho e açúcar. Leve ao forno baixo (se for no elétrico pode deixar no 150°), o importante é ela cozinhar bem devagar, mesmo, assim a gordura vai saindo, a carne fica macia. Isso leva cerca de 3 horas. Na primeira hora deixe coberto com papel alumínio. Depois retire e vá regando com o caldo da forma. Quando a pele estiver bem dourada, depois de 3 horas, desligue o forno.
Para dourar a pele, esquente óleo em uma caçarola e quando estiver fumegante, despeje com uma concha aos poucos sobre a pele. Ele vai pururucar. Muita gente não gosta de usar o maçarico por causa do cheiro de gás. Mas depois desse processo eu ainda finalizo de longe com a chama do maçarico.

Molho
O molho que eu mais gosto é que a minha sogra Elizabeth faz. Misture caldo limão, pimenta dedo-de-moça picada sem a semente e salsinha. Fica muito bom.

Montagem
Para servir, fatie limão siciliano e laranja, tostei na frigideira (sem nada) e decorei com ramos de ervas. A fatia de limão e laranja tostadas ficam uma delícia acompanhada da leitoa. Sirva com arroz branquinho.