Manjar de Coco e minha Herança Portuguesa

O manjar de coco é uma sobremesa que eu gosto muito, e que faz parte da minha infância no interior de Goiás, em Jataí. Apesar de soar estranho, não é pra menos. Meus dois sobrenomes são portugueses, Miranda e Guimarães. Miranda no latim significa coisa digna de admiração, e tem a cidade Miranda do Douro lá em Portugal.

Já o meu sobrenome Guimarães foi adquirido após a formação da cidade de Guimarães, onde pessoas que moravam nesse local aderiram o sobrenome para serem identificadas como cidadãos desta cidade. Está nos meus planos uma relevante viagem pra Portugal.

E foi lá em Portugal também que surgiu o manjar de coco. Diz a história que em meados do século XVI, uma princesa portuguesa, d. Maria, levou de Lisboa a Nápoles a seguinte receita de manjar branco: “Tomareis o peito de uma galinha preta e pô-lo-eis a cozer sem sal, senão na água, e há-de ser não muito cozida, para que se possam tirar as fêveras inteiras. (…) E para este peito é mister um arretel de arroz (…) e uma camada de leite deitada no tacho, e sete onças de açúcar. E tomareis a galinha e darlhe-eis três machucadas num gral, e deitá-la-eis a farinha de arroz e (…) o sal com que se tempere, muito bem mexido. Então, pô-lo-eis no fogo e (…) a tempo batereis. Quando estiver cozido, deitar-lhe-eis o açúcar e, se não for muito doce, poder-lhe-eis lançar mais; e, como for cozido, tirai o tacho fora e enchei as escudelas e deitai-lhe açúcar pisado por cima”.

A receita faz parte dos quatro cadernos manuscritos que ela levou consigo por ocasião de seu casamento com Alexandre de Farnésio, terceiro duque de Parma, Piacenza e Guastella. De uma receita praticamente medieval, como a da princesa portuguesa, o manjar branco se transformou lentamente no manjar de coco com calda de ameixa nos dias de hoje.

A receita abaixo é da chef Gabriela Moura que fez a receita especialmente para a Revista Senhora Mesa.  Quando se trata de sobremesas, não tem jeito, gosto de medir tudo na balança, pois a confeitaria é uma ciência exata. Assim não tem erro.

Gente, me segue também lá Instagram @senhoramesa

Manjar de Coco

04-ingredientes-02100 g de ameixa seca
1 vidro de leite de coco
150 g de coco ralado
12 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de amido de milho
1 litro de leite

05-preparo-02

Coloque todos os ingredientes com 8 colheres de açúcar e exceto a ameixa, em uma panela. Mexa todos os ingredientes até engrossar. Coloque esse mingau em uma forma e deixe gelar. Em uma caçarola derreta o restante do açúcar, acrescente 1/2 xícara de água e deixe a ameixa hidratar nessa calda. Despeje essa calda sobre o manjar de coco.

*Foto Senhora Mesa por GW

LEIA TAMBÉM

BOLO DE COCO GELADO
COOKIE COM MUITAS GOTAS DE CHOCOLATE