Menu completo para o Dia das Mães

Dia das Mães no Domingo e pra mim, não existe melhor presente do que ir pra cozinha e fazer um almoço especial. Nessa hora vale de tudo, o importante é fazer com amor. Pode ser algo simples, sofisticado, super trabalhoso ou que demora minutos pra ser feito. Não existe certo ou errado, o que importa mesmo é a vontade de fazer algo especial, diferente.

Pra te ajudar nessa missão, separei um menu completo pra você fazer. De sobremesa vou dar duas sugestões, daí você escolhe a que acha que vai agradar mais a sua mãe. Uma é bem fácil de fazer, nem por isso menos saborosa, e a outra também é fácil, mas vai mirtilo, que nem sempre tem em todo lugar. Vai fazer o menu? Fez? Publique uma foto com a #senhoramesa pra gente ver!!

Conhece nosso Instagram? Já somos mais de 25.000 food lovers! Faça parte você também! Acesse! 

Beijos

Pati

*ENTRADA

* Bruschetta de muçarela de búfala com pesto no pão italiano. Bem simples, esse pesto pode ser feito com rúcula, castanha de caju, 1 lasquinha de alho, sal e azeite. Bata tudo com o mixer e pronto. Daí coloque sobre a fatia de pão uma rodela de tomate, o queijo e o pesto. Excelente pra acompanhar um vinhosinho enquanto sua mãe fica relax esperando você fazer o jantar. 😉

bruschetta

Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

* PRATO PRINCIPAL

Já dei a receita dessa sobrecoxa aqui no blog e não me canso de fazê-la. É muito muito muito gostosa, saborosa, suculenta. E acho que vai muito bem em um almoço de domingo.

Sobrecoxa com mel e Páprica
(2 porções)

Ingredientes
4 sobrecoxas de frango sem pele
3 colheres sopa de aceto balsâmico
2 colheres sopa azeite
1 colher sopa de páprica doce
1 colher sopa alecrim
4 dentes alho amassados na faca
1 cebola roxa grande picada em gomos grandes
4 colheres chá de mel
2 colheres café de sal
papel manteiga

Preparo
Em uma vasilha coloque as sobrecoxas e tempere com aceto balsâmico, azeite, páprica, alecrim e o sal. Misture bem ao frango. Em uma assadeira, disponha o frango, despeje o restante do tempero que ficou na vasilha e coloque as cebolas entre os pedaços. Por cima, coloque papel manteiga, rente ao frango e leve ao forno para assar a 200° por 20 minutos. Depois desse tempo, retire o papel manteiga e coloque uma colher de chá de mel em cada peça e deixe assar por mais 10 minutos no máximo. Cheque sempre, depende de cada forno, mas não deixe o frango assar demais, o objetivo é ficar macio e suculento.

senhoramesa.com.br

Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

*SOBREMESA

Bom, adoro essa parte. Aliás, adoro todas as partes, gosto tanto de salgados quanto de doces. Vou dar duas sugestões, daí você escolhe a que gostar mais. Eu amo as duas e todas podem ser preparadas antes e na hora apenas servir.

Mousse de Maracujá da minha Vó Marina

1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
3 maracujás de tamanho médio

Preparo

Coloque o creme de leite no congelador. Bata os maracujás no liqüidificador, rapidinho, só para a polpa soltar da semente, que vai triturar um pouco. Se precisar coloque umas colheradas de água, bem pouquinho. Coe e reserve. Retire o creme de leite do congelador, abra a lata e retire todo o soro. Misture no liqüidificador limpo o leite condensado, o creme de leite sem o soro e a polpa do maracujá. Pronto. Coloque em potinhos e deixe na geladeira até endurecer. Aconselho cobrir com filme plástico pra não formar nenhuma película por cima! Ele fica com pintinhas pretas da semente!

senhoramesa.com.br

Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Bolo de Mirtilos
Receita da Giovana Redivo especialmente para a Senhora Mesa

Ingredientes

125 g de manteiga
100 g de açúcar
¼ de colher de chá de sal
1 colher de chá de baunilha
2 gemas de ovos
2 claras de ovos
200 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/3 xícara (80 ml) de leite
4 colheres de sopa de açúcar
225 g de mirtilo fresco ou descongelado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar

Preparo – Pré-aqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma quadrada de 20 cm. Bata a manteiga e 100 g de açúcar até obter uma mistura fofa. Acrescente o sal e a baunilha. Separe os ovos e reserve as claras. Adicione as gemas ao açúcar amanteigado. Volte a bater até formar um creme. Junte 200 g de farinha com o fermento. Adicione, alternadamente, o leite e a mistura de gema de ovos. Cubra os mirtilos com 1 colher (sopa) de farinha e acrescente-os à mistura.
Em uma tigela separada, bata as claras em neve até obter picos suaves. Acrescente 4 colheres (sopa) de açúcar, sendo 1 colher de cada vez, e volte a bater até formar picos firmes. Com cuidado, acrescente as claras à massa do bolo. Despeje na forma preparada. Polvilhe com 1 colher de açúcar restante e asse por 50 minutos ou até o teste do palito mostrar que o bolo está pronto

senhoramesa.com.br

Bolo de Mirtilos. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.