Nhoque de Banana com Queijo e Bacon

Nhoque de banana começou a fazer sucesso há algum tempo. Tomou conta do cardápio de restaurantes fits e pra quem gosta de comer gostoso mas saudável. Nessa receita se quiser seguir essa linha corte o bacon. Nasci em Jataí, interior de Goiás e lá a banana-da-terra é muito comum nas refeições do dia a dia. Principalmente frita na frigideira bem torradinha, quase queimada. Se você for comer lá em qualquer self service vai encontrar a banana. Queijo minas, curado, mais fresco ou mais tenro também é comum. Até porque lá praticamente todo mundo tem um pedaço de terra, uma fazenda, menor ou maior e muita coisa vem de lá. Se você não tem, algum parente tem e te manda queijo, sabão, ovo, galinha…

Fazer esse nhoque também não é nada difícil. Ele é selado na frigideira até ficar tostadinho por fora como mostra a foto. Se trata de banana, mas mesmo assim ela é assada no forno até ficar macia. O bacon entra dando um tchan na receita. Aliás, bacon e queijo resolve muito problema de falta de sabor por aí…rsss! O queijo vai na massa do nhoque e tudo junto fica uma delícia com manteiga e ervas como tomilho, alecrim ou sálvia.

04-ingredientes-02
Nhoque de Banana com Queijo e Bacon
(2 porções)
2 bananas-da-terra grandes
1/2 xícara de fécula de batata
1/2 xícara de queijo ralado (usei o meia cura mais tenro, mas pode ser parmesão também e até muçarela, mas daí se faltar liga pra enrolar você coloca um pouquinho mais de fécula de batata)
1/4 de xícara de água natural

Cópia de 05-preparo-02
Asse as bananas no forno por cerca de 10 minutos até ficarem bem macias. A casca fica bem escura. Dilua a fécula de batata na água e misture com a banana amassada no garfo ou batida no mixer. Gente, falando em mixer, uso muito ele na cozinha. Mais que o liquidificador. Super ferramenta. Daí você leva essa mistura para uma panela e em fogo baixo vai mexendo até engrossar e começar a soltar do fundo (tipo brigadeiro em ponto de enrolar). Desligue o fogo e coloque o queijo, tempere com sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Eu coloque uma pimenta de cheiro (cambuci) picadinha (vai em praticamente tudo lá em Goiás).
Espere essa massa esfriar, abra ela numa bancada e faça rolinhos e corte com uma faca. Sele em uma frigideira com azeite, manteiga e sálvia ou outra erva que gostar mais. Salpique por cima bacon triturado e sirva. Está pronto seu nhoque de banana com queijo e bacon.
Bacon
Para o bacon (se você quiser fica uma delícia também presunto ibérico – Parma) coloque as fatias no microondas entre folhas de papel toalha por cerca de 2 minutos. Até ficar bem seco e crocante. Quem me ensinou a colocar essas fatias no microondas assim foi minha amiga a chef Lilian Droghetti. Depois bata com um mixer, processador ou mesmo liquidificador (duro é o cheiro de bacon depois pra fazer suco).

Nhoque de bana com queijo e bacon. Uma receita fácil de fazer e que fica pronta rapidinha. Foto Patrícia Guimarães para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Nhoque de bana com queijo e bacon. Uma receita fácil de fazer e que fica pronta rapidinha. Foto Patrícia Guimarães para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

 

VEJA TAMBÉM

LINGUINE COM LEGUMES E SALAME
OMELETE DE CHIA PRÁTICA E SAUDÁVEL
BOLO DE FUBÁ COM LAVANDA