Ah, o Natal! Que delícia celebrar o nascimento de Jesus e sentir toda essa energia do mês de Dezembro. Dezembro é um mês mágico. Pra mim ele trás um sentimento de mais calor, mais emoção, renovação, renascimento. Eu já sou uma pessoa emotiva, mesmo, daquelas que chora pra tudo. Mas nesse mês eu fico ainda mais mole. É uma vontade danada que todo o amor que eu sinto se expanda. As vezes é até difícil doar amor. A maior parte das pessoas não está aberta a receber.

Acompanhe mais no Instagram: @senhoramesa ou pelo Snapchat senhoramesa.

E pra esse Natal em especial eu tenho muito que celebrar. Vai ser na minha casa, com a minha família e a do meu marido, e vamos conseguir reunir quase todo mundo dias 24 e 25. Delícia!!! A receita dessa pavlova de chocolate é do livro Fabulosos (Ed. Alaúde), que estou apaixonada. Fiz apenas uma mudança, adicionei cremor tártaro às claras. Bom, não sei nem se está me acompanhando até aqui nesse texto, ou já pulou pra receita, mas tenha uma certeza. Mas pense que essa pavlova de chocolate é crocante por fora, uma mousse por dentro coberta com um creme e compota cheios de sabores. Eu vou dar todos os detalhes de como fazer e assim como eu, tenho certeza que vai conseguir. 😉

04-ingredientes-02
4 claras
100 g de chocolate amargo picado (usei 72%)
1 xícara de açúcar (220g)
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de cremor tártaro
1 colher de chá de vinagre branco
250 g de cream cheese
2 colheres de chá de extrato de baunilha (se não tiver use a essência)
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro (40g)
1 1/4 xícara de creme de leite fresco (300ml)
cerejas frescas com cabinho (se não tiver use a de conserva)

Compota de Cerejas
2 xícaras de cereja cortadas ao meio sem caroço
1 xícara de mirtilos (opcional)
1/3 xícara de açúcar
1/4 xícara de água

05-preparo-02
Antes de tudo separe todos os ingredientes. Não deixe pra pegar nada na hora de acrescentar a receita. Dá tudo errado, vai por mim. Preaqueça o forno a 120º. Se você não puder controlar essa temperatura coloque uma colher de pau pra deixar a porta entreaberta. Forre o fundo de uma assadeira baixa com papel manteiga. Coloque o chocolate para derreter. As vezes eu faço isso no microondas, mas já perdi tanto chocolate que ficou queimado que faço em banho maria. Uma tigela de inox ou alumínio na boca de uma panela com água. Não deixe o fundo encostar na água. Assim que derreter deixe esfriar. Coloque as claras na tigela da batedeira e bata até ficar branco em picos moles, ou seja, não está em ponto firme de neve ainda, tá quase lá. Acrescente o cremor tártaro. Sempre com a batedeira em movimento. Coloque o açúcar aos poucos e continue batendo até dissolver. Fica lindo, firme e brilhante. Coloque o amido de milho e o vinagre e misture à mão. Em seguida misture o chocolate derretido bem devagar, com movimentos de baixo pra cima, sem misturar por completo o chocolate.
Daí, coloque essa mistura no centro da forma e forme um círculo com 18 cm, ou seja, vai de “olhômetro” mas pense que tem que ser metade de uma régua de 30 cm. O círculo tem que ficar alto, pois no forno ele vai expandir e abrir e pra ficar legal tem que ficar alto. Asse em forno baixo por cerca de 1 hora.

Creme
Coloque o cream cheese, a baunilha e o açúcar de confeiteiro em uma tigela e bata na batedeira até ficar um creme liso. Coloque o creme de leite aos poucos batendo até ficar homogêneo.

Preparo Compota
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe cozinhar. Sem cozinhar demais. Cerca de 8 minutos.

Montagem
Deixe a pavlova esfriar. Você pode até fazer um dia antes. Coloque o creme de cream cheese e a compota só na hora de servir. Deliciosa!

VEJA TAMBÉM
BRUSCHETTA COM NOZES