Pernil de Cordeiro combina com Baden Baden 1999

Chegamos à nossa 8ª receita especial Senhora Mesa e Baden Baden e o rótulo dessa vez é muito muito especial. Harmonizamos um pernil de cordeiro com a Baden Baden 1999. Essa cerveja tem uma receita deliciosa, e o mestre que criou ela estava bem inspirado. Junto com a Golden é uma das minhas preferidas da Baden Baden. Ela tem um aroma intenso, lúpulos florais e condimentados, mas tudo muito bem equilibrado na boca e no retrogosto. O amargor dela é muito delicado e a cor é linda, um cobre avermelhada.

Essa Special Bitter, estilo da Baden Baden 1999, é muito comum nos pubs ingleses. Estive em Londres no ano passado e é incrível como os londrinos freqüentam pubs e consomem cervejas. Aqui no Brasil o mercado cervejeiro está crescendo muito e bem rápido. Em todos os pubs que visitei, cerca de 10, é muito grande o número de cervejas e rótulos disponíveis, de todos os estilos. Esqueça os copinhos pequenos do estilo ‘americano’ dos bares brasileiros. Lá eles são imensos e já que o teor alcóolico das cervejas é considerável, não dá para achar ninguem triste nesses lugares, rs.

Mas vamos falar da nossa harmonização com esse rótulo todo especial. É um pernil de cordeiro selado na frigideira, mas temperado com antecedência e finalizado com um molho feito com o fundo da própria frigideira onde ele é selado. Combinou muito bem. A Baden Baden 1999 também harmoniza super bem com outras carnes vermelhas e queijos gorgonzola e parmesão.

Para mais experiências como essa acesse o site especial da cervejaria Experiência Gourmet!

Pernil de Cordeiro
Blog Senhora Mesa
(2 pessoas)

Ingredientes
4 bifes de 1 dedo de altura de pernil de cordeiro (conte 2 bifes por pessoa em média)
200 ml (1 copo) de vinho tinto
alecrim
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola roxa cortada em rodelas
pimenta-do-reino
3 colheres de sopa de molho de tomates pelados
3 colheres de sopa de azeite

Preparo – deixe o cordeiro marinando antecipadamente (eu deixei de um dia para o outro) no vinho, alecrim, pimenta, alho e sal. Não jogue fora o líquido da marinada, vamos usar para fazer o molho no final. Para acompanhar o cordeiro eu fiz um arroz branco bem solto e antes de levar à mesa misturei folhas de hortelã fresca. Enquanto o arroz finaliza, em uma frigideira funda coloque azeite, deixe esquentar e coloque os bifes de cordeiro. O ponto depende da sua preferência, mas eu deixei cerca de 4 minutos de cada lado. Retire, coloque em um prato no forno. Na mesma frigideira coloque as cebolas e deixe até murchar um pouco. Retire e reserve. Nessa frigideira ainda coloque o restante do vinho da marinada e o molho de tomate. Deixe ferver até reduzir. Ajuste o sal e a pimenta. Sirva o pernil de cordeiro com o molho e as cebolas e uma taça de Baden Baden 1999. Combina muito bem.