Pimentões recheados são um clássico da cozinha do dia-a-dia e praticamente uma receita comum em muitas partes do Brasil e do mundo. O pimentão, segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), é uma das hortaliças mais ricas em vitamina C e quando maduro, em vitamina A. Tem pouca caloria e é originária do México e América Central, sendo parente da batata, jiló, berinjela e pimentas (família Solanáceas).

O pimentão é uma planta de verão, produzia em escala maior em estufas, sendo que o período de maior oferta é entre setembro e janeiro. Em local fresco, o pimentão pode durar até quatro dias e na geladeira, na parte inferior dentro de um saco plástico com furinhos, pode ser mantido por mais de uma semana.  Eles são encontrados geralmente nas cores verde, amarelo e vermelho, mas também já vi o branco e o roxo.

E já que é época de pimentões, segue abaixo uma receita fácil deles recheados à bolonhesa, feitos em casa desde que eu era pequena, pela minha avó:

Pimentões verdes recheados à bolonhesa (quatro porções)

Ingredientes:

4 pimentões verdes (amarelos ou vermelhos)
5 colheres de óleo de girassol
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
500 g de carne moída (usei patinho)
2 latas de tomates pelados
3 ovos cozidos picados
1 colher sopa salsinha picada
1 colher sopa cebolinha picada
quanto baste de queijo ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Corte a tampa dos pimentões previamente lavados e secos com papel toalha. Reserve as tampas e retire com uma faca de ponta fina as sementes de dentro do pimentão. Reserve. Em uma frigideira funda coloque o óleo, a cebola e o alho e doure. Em seguida acrescente a carne moída, duas pitadas de sal e deixe cozinhar um pouco na própria água e depois doure a carne também. Acrescente os tomates pelados e deixe que o molho reduza bem. No fim, coloque os ovos, cebolinha, salsinha e acerte o sal e a pimenta-do-reino. O queijo, também deve ser misturado nesse molho para rechear o pimentão.
Coloque o molho dentro dos pimentões e feche com a tampa juntando as duas partes com dois palitos de dente. Em uma assadeira coloque os pimentões e regue com óleo de girassol. Leve ao forno 180° por cerca de 30 minutos. Vá olhando. Eu prefiro o pimentão mais molinho, mas atem gente que prefere mais al dente, daí faça conforme seu gosto.

Pimentões recheados à bolonhesa.
Foto Senhora Mesa