Pirarucu com Farofa de Beiju de Tapioca

O pirarucu encontrado na Amazônia é um dos maiores peixes de água doce. Por ser vendido também em postas, seco e salgado, é considerado o bacalhau brasileiro. Fresco, como nesta receita do chef Máinon Covolam, as postas são macias e suculentas. Seu sabor é delicado, o que faz dele uma excelente escolha para brincar com os acompanhamentos.
Hoje em dia já existe pirarucu em cativeiro, ele é protegido por lei e a sua pesca é proibida durante determinados períodos. Seu nome vem da língua indígena, Pira (peixe) e Urucum (vermelho), já que ele possui uma coloração rubi.

Pirarucu com Farofa de Beiju de Tapioca

Chef Máinon Covolam – Piracicaba
Para conseguir o ponto perfeito, o chef Máinon aqueceu uma frigideira, e depois de temperar a posta com sal e pimenta-do-reino, deixou selar os dois lados em azeite, bem lentamente. Por dentro o peixe ficou cozido, macio, úmido, e por fora com um dourado lindo. Para acompanhar o chef fez uma farofa com beiju de tapioca com açafrão na manteiga. Derreta a manteiga, coloque a farinha de tapioca, acrescente sal e açafrão a gosto e deixe incorporar.

Pirarucu.

Chef Máinon criou a receita especial com o Pirarucu, considerado o bacalhau brasileiro. Ficou uma delícia!!