Purê de Queijo Coalho, Frango e Couscous

Bom, essa não é uma mistura muito pensada, assim por dizer. Eu estava com os ingredientes para fazer o purê de queijo coalho em algum dia, mas era dia de semana, estava com fome, e na dispensa tinha couscous (sempre tem, aliás), e filé de frango, já que ainda não era sábado nem domingo para enfiar o pé na jaca! A combinação ficou uma delícia, fácil de fazer, muito muito gostosa! O purê de queijo coalho é uma daquelas receitas que você guarda na cabeça e pode combinar com diversos ingredientes diferentes.

A receita do purê de queijo coalho é do chef Wanderson Medeiros, do Picuí, restaurante de Maceió. Já provei a comida dele algumas vezes, e é arrebatadora de tão boa!

Para o couscous marroquino, hidrate ele na água quente, e para ficar mais sequinho esprema dentro de um pano de prato. Misturei cheiro verde e pimenta dedo-de-moça que amo, além de ter dado uma fritadinha no azeite bem rápido lasquinhas de amêndoas!! Já o filé de frango, é mais alto, temperei com sal e pimenta-do-reino, e para ficar cozido, porém extremamente macio, é preciso deixar ele selar em pouco óleo por muito tempo, em fogo muito baixo e nada de tampar a frigideira, não pode juntar água. O segredo, como em quase tudo na cozinha, é paciência, para fazer rápido ou bem lentamente!

Pirão (purê) de Queijo Coalho
Chef Wanderson Medeiro, Picuí (Maceió)

400g de queijo coalho,
500 ml de leite
30 ml de manteiga de garrafa
80 G de farinha de mandioca fina

Preparo
Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo baixo mexendo sem parar até engrossar. Com essas medidas ele não chega a ficar tão firme como o de batata ou mandioquinha, mas acho que assim fica mais gostoso e é como o chef costuma servir.