Risoto de Chester com Uva Passa e Amêndoas por Jill Guidotti
Foto Senhora Mesa

Sugestão da chef Jill Guidotti, da Nutriz Gastronomia para a ceia de Natal: Risoto de Chester com Passas e Amêndoas. A receita foi apresentada nesta semana no evento Home Sweet Home organizado no Terrazas Acontecimentos. Durante um chá da tarde beneficente – a entrada foi um brinquedo novo – , a chef ensinou além do risoto, a receita de um coquetel de camarão flambado e um pavê de frutas vermelhas. Tudo muito fácil de ser feito em casa por qualquer pessoa. A tarde foi deliciosa e tivemos o prazer de provar os pratos feitos pela chef.

E como não poderia ser diferente, seguem as receitas logo abaixo. Não deixe de fazer, o risoto é realmente uma delícia, o camarão é simples de ser feito e surpreende os convidados e o pavê é a sobremesa que todo mundo gosta! Em dois espaços os convidados também puderam conhecer e comprar (Oba!) novidades em decoração de Natal e cupcakes da Dona Bolota.

*Risoto de Chester (Receita Chef Jill Guidotti)

Ingredientes:
1/2 pacote de arroz arbóreo
1 taça de vinho branco
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
250 gr de chester em lascas
100 gr de uvas passas brancas
100 gr de amêndoas em lascas
100 gr de queijo parmesão ralado
caldo de legumes (cenoura,salsão,cebola,alho e tomate)
100 g de champignon
100g de tomate cereja

Para o Caldo:
Em um litro de água adicione 1 unidade de cada item picados grosseiramente e deixe ferver por no minimo meia hora.

Para o Risoto:
Hidratar a uva passa em um pouco de vinho e água.
Em uma panela grande aquecer o azeite com o alho e a cebola deixe fritar,adicione o arroz e mexa até que os grãos sejam inteiramante cobertos pelo azeite.Adicione o vinho branco mexa até evaporar,em seguida adicione o caldo até cobrir o arroz,sempre mexendo e adicionando conforme precisar.Quando estiver quase “al dente” adicione a uva,depois o chester.Quando pronto “al dente” acrescente o tomate cereja, champingnon, desligue o fogo adicione o parmesão e uma colher de manteiga,mexa, e sirva. Depois que montar o prato polvilhe com as castanhas por cima.

* Coquetel de Camarão Flambado (Receita Chef Jill Guidotti)

Ingredientes:
1 kg de camarão
1 taça de cognac
Para o molho:
200 gr de creme de leite
200 gr de maionese
100 gr de catchup
50 gr de mostarda
100 ml de limão
20 ml de molho inglês
20 ml de cognac

Modo de preparo:
Em uma panela esquente o azeite,adicione os camarões previamente salgados,adicione o conhaque,tombe a panela e flambe.Faça essa preparação em 2 etapas.Para o molho misture os ingredientes e sirva em uma taça Martini finalizando com cebolinha picadas.

Coquetel de Camarão Flambado por Jill Guidotti
Foto Senhora Mesa

*Pavê de Frutas Vermelhas

Ingredientes:
2 caixas de morango
1 caixa de framboesa
1 spray de chantilly
Mix de castanhas (amêndoas,castanha de caju,nozes)
Ingredientes para o pão de ló:
6 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 e ½ xícara de açúcar
1 copo de água morna
1 colher de fermento

Modo de preparo:
Separe as claras da gema,bater a clara em neve e adicionar o açúcar,e depois as gemas uma a uma.Adicione a farinha e a água morna aos poucos e ao mesmo tempo.Bater até ficar uma massa homogênea,por fim adicione o fermento e asse em uma assadeira untada em forno pré-aquecido á 180 graus por aproximadamente 30 minutos.

Montagem: em um refratário forre com o pão de ló,banhe com refrigerante ou licor countreau,cubra com chantily,adicione as frutas e as castanhas.

Pavê de Frutas Vermelhas por Jill Guidotti
Foto Senhora Mesa