Essa é uma salada que reúne ingredientes simples, mas que juntos transformam o prato delicioso e que sai da mesmice da salada do dia-a-dia. A abóbora é rica em proteína, carboidratos, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A, C, E e possui poquíssima gordura. Ou seja, é praticamente uma refeição completa.

Gosto muito de usar alho em minhas receitas, seja com a mistura de ervas ou como um grande protagonista do prato, como nesse caso. Assado ele fica mais doce, e agrega um sabor delicioso à receita. O alho tem a capacidade de reduzir os níveis de lipídeos e do colesterol do sangue.

Já a ricota é magrinha, tem muito pouca gordura e bem preparada faz bonito nos pratos. Pra se ter ideia, uma fatia de tamanho médio tem cerca de 69 calorias. Além disso, tem consistência firme, mas não é sólida, então dá para brincar com ela em diversas receitas!

Mas tudo isso é pra explicar pra você que uma salada pode ser saudável, rápida de fazer, diferente, e ao mesmo tempo deliciosa. Nem nós que trabalhamos com gastronomia 24 horas do nosso dia, podemos comer alimentos cheios de calorias o tempo todo. Então, uma boa receita para almoço ou jantar durante a semana!!

Salada de Abóbora Assada com Ricota
Senhora Mesa

1/2 abóbora cabotiá cortada em cubos médios
6 dentes de alho inteiros
1 laranja
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de ricota
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Preparo – asse as abóboras em forno médio com o alho e a laranja fatiada. Antes de servir salpique sal e pimenta-do-reino e ricota.

Salada de Abóbora Assada com Ricota. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Salada de Abóbora Assada com Ricota. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.