Na reportagem que fizemos para a Revista Senhora Mesa com o Chef Jefferson Rueda (Edição Julho/Agosto), colocamos a foto de uma massa diferente, feita com toucinho de porco em Forma de macarrão. Isso mesmo, a massa originalmente de trigo e ovos foi trocada por toucinho.

Achei a história toda bem legal, já que ele fez um link com suas origens e colocou no prato a forte relação que possui com a carne de porco. Essa receita foi dada em uma aula no Senac Grand Hotel, em Águas de São Pedro, durante o Festival Sabor de São Paulo, realizado pela revista Prazeres da Mesa e Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Senac.

Toucinho de Porco em Forma de Macarrão
4 porções – Chef Jefferson Rueda (Restaurante Attimo)

Ingredientes

1 kg de toucinho
500 g de sal
250 g de açúcar

Molho de Tomate
300 g de tomate pelado enlatado, picado, sem o caldo
50 g de cebola, 20 g de alho, 30 ml de azeite
1 folha de louro, sal e pimenta do reino a gosto

Montagem
100 g de queijo meia cura “Araxá”ralado fino
Brotos orgânicos e ervas frescas para decorar

Preparo

Toucinho
Misture o sal com o açúcar e disponha a metade no fundo de uma assadeira. Coloque o toucinho por cima e cubra com o restante da mistura. Deixe curar por duas horas, retire o toucinho, lave bem e seque. Corte em fatias com 2 mm de espessura e em seguida, corte as fatias em tiras com a menor espessura possível. Embale a vácuo, cozinhe a 60 graus por 6 horas e reserve.

Molho de Tomate
Aqueça uma panela com azeite e refogue a cebola e o alho por cinco minutos. Acrescente o tomate e a folha de louro e deixe cozinhar no fogo baixo por 30 minutos. Ajuste o sal e a pimenta e reserve.

Montagem

Salteie o macarrão de toucinho em uma frigideira preaquecida. Disponha o toucinho no centro de um prato e coloque o molho de tomate por cima. Rale o queijo sobre o prato, decore com brotos e ervas e sirva em seguida.

blog blog