Um encontro de talentos vai ocorrer durante o 6º. Festival Gastronômico de Campinas e Região. Chefs renomadas e premiadas no meio da gastronomia, e proprietárias de  dois dos restaurantes participantes do Festival farão um jantar especial a quatro mãos em dois dias do evento: quinta-feira (31 de julho) Cayena Bistrô e sexta-feira (8 de agosto) Estação Marupiara. Manuella Delatorre, chef do Cayena Bistrô e Vivi Moraes do Estação Marupiara,  esperavam ansiosas pela oportunidade de cozinhar juntas.

Não por acaso as chefs escolheram personalidades fortes com características próximas para serem homenageadas no Festival. Vivi escolheu Tarsila do Amaral por suas ideias vanguardistas, pelas cores usadas em suas telas e a brasilidade de suas obras. Já Manú, como é chamada, elegeu Adoniran Barbosa. Considerado um poeta modernista por suas letras, o homem simples, natural de Valinhos/SP, sorridente e brincalhão, encantou o Brasil e fez história batucando sambas geniais em caixinhas de fósforo.

A delicadeza e elegância de Tarsila, com a descontração e a ousadia de Adoniran inspiraram as chefs a compor um cardápio especial harmonizado com vinhos. O amor pela gastronomia, a tônica contemporânea, e a “brasilidade” que marca a culinária de ambas, farão desse jantar uma experiência gastronômica inesquecível.

Um pouco sobre os restaurantes
O Cayena é um restaurante contemporâneo situado em Campinas, no bairro Cambuí. O espaço é charmoso, com decoração pontilhada por muito verde e bom gosto, faz parte uma horta cujos temperos são produzidos nela. O encantamento da Chef Manu pela gastronomia começou no curso de Cozinheiro Chef Internacional no Senac campus Águas de São Pedro (SP), e se estendeu às aulas de
pós-graduação no curso de Gastronomia da Escola Universitária de Hotelaria e Turismo de San Pol del Mar (EUHT), na Espanha.A cozinha de Manuella Delatorre no Cayena Bistrô é temperada com curiosidades e boas pitadas de coragem. Na preparação de seus pratos utiliza muito a cocção a vácuo, técnica que consegue manter as propriedades dos ingredientes e que foi tema de sua especialização na pós-graduação realizada em Barcelona.

O Estação Marupiara, especialista em cozinha brasileira, com destaque para peixes e frutos do mar está localizado no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP) num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico. Cercado de uma belíssima paisagem e vizinho de uma antiga estação de bonde, o Marupiara como diz o nome Tupi, é um lugar para te deixar feliz. A Chef Viviane Moraes tem um tempero brasileiro salpicado de inovações que fazem dessa Engenheira de Alimentos e Mestre em Alimentos e Nutrição pela Unicamp, uma amante da gastronomia dedicada à pesquisa de ingredientes nacionais que dão forma e sabor aos seus pratos.

Pesquisa e se especializa constantemente na cozinha molecular, ou culinária modernista, como gosta de chamar. Consegue através dessas técnicas modernas, onde processos físicos e químicos são aplicados, unir suas duas paixões – a engenharia de alimentos e a cozinha de vanguarda. Constantes viagens para pesquisar o ingrediente na fonte, completam o perfil dessa chef curiosa.

SERVIÇO
Tarsila visita Adoniran – 31 de Julho
Cayena Bistro – Rua Capitão Francisco Paula, 264 – Cambuí, Campinas – SP, 13024-450
(19) 3395-3141 ou E-mail: cayenabistro@gmail.com

Adoniran visita Tarsila – 8 de agosto
Estação Marupiara – Rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Distrito de Joaquim Egídio – CEP
13108-044 – Campinas (SP) – Fone (19) 3298-6289 ou (19) 99243-1715 ou
restaurante@estacaomarupiara.com.br

Horário: 20h para os dois dias.
Capacidade limitada a 70 pessoas. Reservas pelo telefone ou e-mail diretamente nos restaurantes.

campinas-senhora-mesa