Casa de Maria Bistrô  é um Pedacinho da Bahia em Campinas

Reportagem Patrícia Guimarães     *Fotos Guillermo White para Senhora Mesa

Trancoso, na Bahia, é uma vila tranquila, charmosa, rústica e um pouco isolada. O famoso ‘Quadrado’ é a praça do centro do vilarejo, emoldurada por casinhas coloridas, pousadas e restaurantes. O Casa de Maria Bistrô, há quatro anos instalado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, bem que poderia fazer parte do ‘Quadrado’. Ali, parece que a hora passa devagar prolongando o sabor entre uma garfada e outra.
As mesas recepcionadas pelo verde do jardim e pela madeira rústica nos fazem pensar em ficar ali por horas, experimentando de tudo o que o menu do Chef e proprietário André Bearzotti pode oferecer. “Aqui vive a minha essência gastronômica. É um restaurante que revela quem realmente sou”, diz ele, que possui participação em outras duas casas: Nosotros, de cozinha ibérica e o italiano Gallo Nero.

Outros três salões fazem parte do restaurante, todos com objetos trazidos de Trancoso pelo Chef e sua esposa Diná, que é arquiteta. O estilo hippie chic é influência na louça, sousplats e em cerâmicas Calazans que enfeitam as paredes.

Da cozinha pequena saem grandes produções, com uma boa dose de inspiração tailandesa. “Peter Gordon é uma forte referência para mim”, diz André sobre o Chef neozelandês. A casa possui muitos clientes fiéis e pratos que não podem sair do menu, como o pato servido com purê de mandioquinha e especiarias ou o polvo com batatas ao murro, brócolis e alho assado. A entrada que leva crostini com manteiga de trufa também é outro grande sucesso.
Muitas receitas fazem parte da história da família do Chef, como a lasanha da Eló, sua mãe, que leva espaguete como massa, o bacalhau do irmão e o peru da avó Mercedes. “Eu gosto de criar vínculos”. Para a Revista Senhora Mesa o Chef abriu seu precioso caderno de receitas e preparou pratos especiais com peixe para você celebrar bons momentos ao lado de pessoas especiais.