Chef Jefferson Rueda se Reinventa e Abre Casa do Porco Bar em Sp

Reportagem Ariane Precoma

A Abertura de uma casa própria já era esperada desde o anúncio da saída do Chef Jefferson Rueda da cozinha do italiano Attimo, após quatro anos no comando. Pouco se sabia, mas uma coisa era certa, seria um bar ou restaurante focado em suínos e que teria como estrela do cardápio o Porco a San José. Conversando com ele, descobri outras particularidades da Casa do Porco Bar que abriu essa semana em São Paulo.

“Caipira” da cidade de São José do Rio Pardo, Rueda saiu do interior para estudar gastronomia e não voltou mais. Ele lembra, aos risos, que no começo era todo um mundo desconhecido. “Quando cheguei a São Paulo tudo me impressionava, inclusive os passarinhos que pousavam nos fios”. Mas a capital reservou grandes conquistas ao menino que começou a cozinhar aos sete anos e hoje, após passar por grandes restaurantes, abre seu próprio negócio.

Para o chef a Casa do Porco Bar sempre foi um sonho. Por isso há dois anos ele partiu em busca da história dos suínos no Brasil e com isso o sonho foi ficando cada vez mais próximo de sair do papel, até se instalar no Centro da maior cidade do país.       Quando questionado sobre deixar a cozinha italiana, área na qual trabalhou tanto no Attimo, como no Pomodori, Rueda explicou que “com certeza o maior ensinamento e, ao mesmo tempo, desafio da carreira, é se reinventar”.

E a prova disso está nas peculiaridades do seu novo trabalho. Um açougue-bar que terá carne suíça, sim! (como o próprio Chef descreveu), mas que também servirá frutos do mar, carne bovina, embutidos de todo o país, legumes na brasa… Um espaço pra comida rápida também foi criado. Por lá, o visitante pode se servir de sanduíches direto na calçada. “A ideia é a democratização da cozinha. Quero atender a todos”, diz Jefferson. A criatividade e ousadia do chef podem ser conferidos em criações inusitadas como o sushi de papada.

E como citado lá no início, mesmo entre todas essas variedades, a estrela do bar já tem nome: Porco a San José. Tanto é seu potencial que o prato ganhou um espaço exclusivo para o preparo. Isso porque ele é assado inteiro e leva cerca de oito horas para ficar pronto. Quem também ganhou uma churrasqueira própria foram os legumes, outro ponto considerado um destaque da casa pelo Chef.

O restaurante bar fica na rua Araújo, número 124, no Centro de São Paulo e atenderá o público das 12 à 1h e aos domingos das 12h às 17h.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/acasadoporcobar
F
one: (11) – 3258-2578

Na porta o cliente pode pegar comida rápida como lanches. "Quero atender todo mundo", diz o chef Jefferson Rueda. Foto Divulgação.

Na porta o cliente pode pegar comida rápida como lanches. “Quero atender todo mundo”, diz o chef Jefferson Rueda. Foto Divulgação.

Ambiente descontraído no centro de São Paulo.

Ambiente descontraído no centro de São Paulo.

 

O chef Jefferson Rueda aplicar toda sua habilidade de açougueiro e cozinheiro no novo restaurante.

O chef Jefferson Rueda aplicar toda sua habilidade de açougueiro e cozinheiro no novo restaurante.