Começou nesta semana a quinta edição do Galleria Gourmet, em Campinas. A programação abrange um ciclo de aulas-shows com chefs renomados, apresentações musicais ao vivo, além de workshops e oficinas para o público infantil! Sensacional! A gerente de marketing do shopping, Alessandra Furtado comentou que “gastronomia e música são duas paixões das pessoas”, e por isso, nada melhor do que uni-las!

As apresentações musicais ficarão por conta do grupo Sexteto de Campinas, que vai variar o repertório de acordo com o tema proposto pelo Chef da noite. Hhá desde cações ítalo-americanas e MPB a moda de viola. As aulas-shows serão para grupos de 40 convidados! Será sempre às terças e quinta-feiras, a partir das 19h30, em um cenário montado especialmente para o evento no Palco Central, em meio aos jardins do shopping. A ambientação é assinada pela arquiteta Paula Pilla e pela design de interiores Raquel Mansur Ruiz, equipado com uma cozinha totalmente automatizada.

Os grupos vão acompanhar a preparação de um cardápio completo, seguido de degustação. Em paralelo serão realizados os workshops abertos aos clientes do Galleria nas tardes e noites de quarta-feira, em dois horários, às 16h e às 19h.  A equipe do restaurante Gendai (22/05) abordará os princípios da culinária japonesa (sushi). Já o pessoal do Empório da Papinha (29/05) falará sobre “Aprendendo receitas saudáveis com alimentos orgânicos”, enquanto os chefs Nelo Linguanotto e André Boccato (05/06) desvendarão os mistérios das ervas e especiarias.

As crianças também poderão se divertir com a Programação do Gourmezinho 2013, com aulas aos sábados e domingos, em três horários: 15h, 16h e 17h.  Oficina de Marshmellow da Quituteria (18/05); Sorvete Taça Bambini do Dolce Freddo (19/05); Oficina de Pão com a chef Adriana Haddad (25/05); Oficina de Sushi do Gendai (26/05); Atelier de brigadeiro, com a chef Isabella Dias (01/06); Oficina de Cupcake e Whoopie pie da Brounè (02/06); Oficina da massa do Spoletto (08/06) e Oficina de Hambúrguer, com a chef Adriana Haddad (09/06).

Para os Workshops e Gourmezinho é necessária a inscrição prévia atra’ves da página do shopping no Facebook. As vagas gratuitas serão preenchidas por ordem de inscrição na rede social.

Veja os cardápios completos no site www.ggourmet.com.br!

Confira a programação das aulas-show!

Não Perca Galleria Gourmet 2013 em Campinas!
Foto Divulgação!

21/05 – Jorge Bittencourt – Maremonti

Petisco: canapés com massa de pizza

Entrada: salmão marinado com dill e mostarda em grãos, acompanhado de folhas verdes

Principal: massa seca italiana com molho à base de manjericão, alho, pinoli, quijo pecorino e azeite extra-virgem 

Sobremesa: flan de baunilha com calda de frutas vermelhas

Repertório: música italiana

Quem é: Sua carreira gastronômica se resume a uma experiência de mais de dez anos no Grupo Fasano, ao lado de chefes como Luciano Boseggia e Salvatore Loi. Desde a inauguração do Maremonti Campinas, em dezembro de 2012, Jorge Bittencourt comanda a cozinha deste restaurante e pizzaria, imprimindo ao cardápio receitas autorais.

 

23/05 – Ligia Karazawa – Clos de Tapas

Petisco: croquete de jamón e mini gazpacho de tomate orgânico

Entrada: tartare de salmão, folhas picantes e tostadas multigrãos

Principal: Angus grelhado, cebola em texturas e espuma quente de batata

Sobremesa: sonho recheado com frutas vermelhas e algodão doce

Repertório: MPB, com músicas que citem referências gastronômicas

Quem é: Ligia Karazawa, paulista, viveu 15 anos na Europa e formou-se na Escola Hoffman-Arnadi de Hotelaria em Barcelona. Estagiou em restaurantes três-estrelas Michelin, como o El Celler de Can Roca e o El Bulli, entre outros. Foi também chef de cozinha no Casa Lluiset em Valência e chefiou os estrelados Casa Marcial, Mugaritz e El Racó de Can Fabes. Em 2011, o restaurante Clos de Tapas foi eleito pelo júri do Guia da Folha de S. Paulo como a melhor novidade do ano na categoria restaurante. Em 2012, a consagrada casa foi considerada o Melhor restaurante espanhol pela revista Veja SãoPaulo.

 

28/05 – Francisco Pinheiro – General Prime Burger

Entrada: noix de salmão clássico com vinagrete

Principal: hambúrguer especial sobre polenta grelhada e molho chilli

Sobremesa: brownie de chocolate com sorvete de café

Repertório: rock internacional

Quem é: Francisco Pinheiro começou a trabalhar com padaria e confeitaria aos 12 anos e, aos 19, chefiava o primeiro restaurante, o Le Bistrot, em Taubaté. Foi para o restaurante Barroso, em Campos do Jordão, e, em 2003, participou do concurso “Jovens Talentos da cozinha regional brasileira”. Ganhou o concurso e a oportunidade de estagiar no Paul Bocusi. Após seis meses, de volta para o Brasil, trabalhou durante cinco anos com o chef da escola Laurent, em SP, e seguiu carreira no General Prime Burger.

04/06 – Raimundo Gonçalves – Kilimanjaro

Petisco: patê de berinjela e coalhada temperada fresca com torradas de ciabata e grissinis

Entrada: mix de brotinhos de agrião, beterraba e rúcula com presunto cru, laranja, tomate caqui e mussarela de búfala ao tapenade de azeitonas pretas e nozes

Principal: cassoulet de feijão branco com confit de pato ao perfume de louro e alecrim

Sobremesa: sopa de frutas silvestres acompanhada de sorbet de chocolate belga branco / café com balas de coco com raspas de limão

Repertório: música contemporânea internacional

Quem é: Formado pela Universidade de Gastronomia Italiana de Caxias (RS), em Cozinha Contemporânea Italiana, e certificado pelo SENAC nos seguintes cursos: Cozinheiro chefe, Cozinha fria garde manger, Salcier, Cozinha tailandesa, Cozinha light e diet, Cozinha quente. Participações em Feiras de alimentação, Seminários de gastronomia, participação em programa de culinária, como o Bom Gourmet na, na TV Bandeirantes. Trabalhou por dez anos como Cozinheiro Líder, chefe de partida e subchefe do Hothon Palace Hotéis, Chefe de cozinha do Ibiúna Park hotel por dois anos e sub-chefe do Paulista Plaza Hotel em 2000. Atualmente é chefe de cozinha do restaurante Kilimanjaro no Galleria Shopping.

06/06 – Jefferson Rueda – Attimo

 Petisco: mini coxinhas de galinha caipira

Entrada: salada de tomates e sardinha

Principal: Stinco de porco Monteiro com quirera de milho

Repertório: moda de viola

Quem é: Jefferson Rueda, 34, nasceu em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. Ainda criança se encantou pela gastronomia e durante dois anos trabalhou como açougueiro em sua cidade natal. Lá, aprendeu a destrinchar bovinos e suínos, de que se orgulha. Aos 17 anos, Jefferson formou-se chef internacional no SENAC, e então migrou para São Paulo, onde trabalhou em alguns dos principais restaurantes da cidade. Tempos depois, embarcou para a França, onde estudou no Le Cordon Bleu e estagiou no Apicius, entre outras casas. De volta ao Brasil, trabalhou também no Cantaloup e Parigi e, só neste último, foram sete anos ao lado do chef Laurent Suaudeau. Foi com Laurent que imergiu na gastronomia francesa, decidindo dedicar-se a cozinha contemporânea de base francesa e ingredientes brasileiros. Porém, sua ligação com a cozinha italiana é forte. Foram oito anos trabalhando neste segmento em São Paulo, além de realizar cinco grandes viagens à Itália, neste período, onde conheceu o país de norte a sul.

No Attimo, emprega a técnica francesa, a experiência italiana e sua raiz caipira. Para este desafio, o chef passou uma temporada de seis meses, em 2011, em renomadas cozinhas espanholas e duas pequenas fábricas de embutidos dedicadas às receitas suínas, que inspiraram alguns preparos de sua nova casa.