Jantar Navegantes e Vinícola Masi em Piracicaba

Um jantar no restaurante Navegantes em parceria com a vinícola Masi, em Piracicaba, reuniu apreciadores de boa comida e vinhos  na noite de quarta-feira, véspera de feriado. Foi uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre os vinhos dessa vinícola italiana. Eu acho muito interessante jantares com menu harmonizado com a presença do sommelier, pois aprendemos realmente sobre o vinho que estamos apreciando, o que nos proporciona uma outra visão. O enólogo da vinícola, Vincenzo Protti, contou sobre as áreas produtivas, castas de uva e nos conduziu por um jantar excelente.

O enólogo Vincenzo Protti, eu e a Chef Sanny Braga. Foto Senhora Mesa.

O enólogo Vincenzo Protti, eu e a Chef Sanny Braga. Foto Senhora Mesa.

Antes de falar do menu, gostaria de comentar o preço. R$ 90 por pessoa, com entrada, 2 pratos principais e sobremesa, e com excessão da sobremesa, todos harmonizados com ótimos vinhos da vinícola Masi. Achei o valor muito justo.

Sou suspeita para falar da Chef Sanny. Adoro o seu tempero. Frequento o restaurante dela há muitos anos, mesmo antes de ter a revista ou o Blog. A minha análise é de uma apreciadora de vinhos e de comida, e nada mais. Sou como a maior parte dos comensais espalhados pelo mundo e que buscam bons momentos com um bom acompanhamento e representam milhares de consumidores.

De entrada a Chef Sanny serviu uma sopa de Frutos do Mar. Pra mim foi o ponto alto do menu. A sopa estava deliciosa, com camarões e lulas saltando da colher, após rompermos uma fina crosta de massa folhada cobrindo a cumbuca. A sopa estava cremosa e tinha ainda marisco e polvo, com toque de açafrão. Para acompanhar o vinho Bardolino Clássico Frescaripa, um tinto do Veneto com 70% Corvina, 20% Rondinella e 10% Molina. Achei um vinho muito bom para apreciar sem pretensão, apenas curtindo o momento, excelente para servir em eventos e também para quem está começando no mundo dos vinhos.

Sopa de frutos do mar pela Chef Sanny Braga do restaurante Navegantes. Foto Senhora Mesa.

Sopa de frutos do mar pela Chef Sanny Braga do restaurante Navegantes. Foto Senhora Mesa.

foto 3 (2)

Vinho Bardolino Clássico Frescaripa da Vinícola Masi. Foto Senhora Mesa.

Em seguida a Chef serviu um risotto de ervilha com gorgonzola e nozes pecan, harmonizado com o vinho Campofiorin Ripasso, um clássico italiano produzido pela técnica de dupla fermentação que consiste em passificar uma parte das uvas e usar na composição do vinho com uma quantidade de uvas frescas. Na passificação as uvas são colocadas em esteiras e permanecem isoladas por um tempo o que promove a perda de água. Gostei muito do vinho, achei ele mais encorpado na boca e com um final leve, elegante, do jeito que eu gosto.

Vinho Campofiorin Ripasso da Vinícola italiana Masi em jantar no restaurante Navegantes, em Piracicaba. Foto Senhora Mesa.

foto 1 (3)

Risoto de gorgonzola, nozes pecan, ervilha fresca e torta. Foto Senhora Mesa.

O prato seguinte foi uma polenta com ragu de rabada e queijo pecorino, servido com o vinho Possessioni Rosso Serègo Alighieri, com 70% de uva Corvina e 14% Molinara, com bastante intensidade, apesar de fresco. Percebi que foi um dos vinhos que os convidados mais gostaram. A sobremesa estava finalizando um delicioso jantar italiano com um tiramisu na taça.

 

Vinho Possessioni Rosso Serègo Alighieri, o último da noite, harmonizado com a polenta. Foto Senhora Mesa.

Vinho Possessioni Rosso Serègo Alighieri, o último da noite, harmonizado com a polenta. Foto Senhora Mesa.

Polenta com ragu de rabada pela Chef Sanny Braga. Foto Senhora Mesa.

Polenta com ragu de rabada pela Chef Sanny Braga. Foto Senhora Mesa.

O enólogo Vincenzo contou que a Vinícola Masi fica no nordeste da Itália e é comandada pela mesma família há 17 gerações. É muito amor pelo que faz gente!!! A colheita é final de setembro, início de outubro. E depois da aula que tive lá no restaurante Navegantes, confesso que fiquei com mais vontade de harmonizar meus pratos com vinho. Ultimamente andava muito cervejeira. Quero provar os outros vinhos da Masi e quando for fazendo essas degustações conto aqui pra vocês.

foto 1 (4)

foto 3 (3)

Eu e Diana, meu braço direito na Revista Senhora Mesa!

foto 4 (2)

Eliana Favaretto foi acompanhada do marido, Darley Favaretto. Ela super aprecia vinhos e adorou o jantar. Vieram de Americana especialmente para o menu degustação harmonizado.