Chef francês, Marc Le Dantec, assume a cozinha e renova o cardápio do restaurante franco-italiano Kaá de São Paulo.

O restaurante Kaá apresenta seu novo menu, criado pelo premiado chef Marc Le Dantec. A mudança mantém a identidade da casa, reforça os traços franceses e traz uma pitada de brasilidade. Ingredientes clássicos franceses, italianos e típicos brasileiros se mesclam em diversos pratos do cardápio, como o risoto de cogumelos com pato servido com farofinha de laranja e os camarões flambados com cachaça e chutney de tomate. A tradicional porqueta assada, que tem lugar cativo no menu, agora é servida com arroz provençal, brócolis salteados e gergelim torrado.

Marc, nascido na Bretanha, região litorânea da França está no Brasil há cerca de dez anos. Passou por algumas casas em São Paulo e teve seu próprio restaurante na Bahia. De volta à capital, o chef faz do Kaá (em 2010, destacou-se como melhor restaurante novo do mundo, eleito pela revista Wallpaper, de Londres) sua nova casa. Confira a seguir a entrevista com o chef:

Senhora Mesa – Marc Le Dantec, você assina o novo cardápio do Káa que é um restaurante com tradição franco-italiano. Como você descreveria o tipo de cozinha aplicado para tal?

Marc Le Dantec – Eu diria  que nos esforçamos  para, além da mescla de pratos franceses e italianos no cardápio; ressaltar a brasilidade do KAÁ, mas em versão “cosmopolitana”, já que o restaurante recebe um público muito variado entre locais e visitantes de dentro e fora do Brasil.

Senhora Mesa – Me conta um pouco mais sobre o novo cardápio. De onde veio à inspiração?

Marc Le Dantec – A inspiração  do novo cardápio  é apresentar técnicas francesas (dos quais os molhos fazem parte,  …), mas com referências  brasileiras como: farofa, palmito fresco, vinagrete de abacaxi e, até massas verdes e amarelas para homenagear as cores do Brasil.

Senhora Mesa – Além do camarão flambado com cachaça qual outro prato você recomenda para quem for ao Kaá?

Marc Le Dantec – O carpáccio de palmito fresco com vinagrete de umbu e nozes  é  fresco levemente cítrico e é uma das combinações que eu gosto de fazer entre dois produtos brasileiros (palmito e umbu) e dois produtos europeus (nozes e azeite de oliva).

Senhora Mesa – Como aconteceu a sua vinda ao Brasil e porque aqui se tornou sua nova casa?

Marc Le Dantec – Eu já me interessava  pelo Brasil, quando eu recebi um convite do Chef LaurentSuaudeau para vir  trabalhar aqui no Ano de 2000, trabalhamos 3 anos juntos em 3 projetos. Logo após, recebi um novo convite do Paulo Barros, que me ofereceu de seguir esta mesma linha de trabalho franco-brasileira.

Senhora Mesa – Por fim, qual ingrediente que não pode faltar na sua cozinha.

Marc Le Dantec – Quando eu cozinho, sempre há uma Flor de sal por perto.

Ao final da entrevista o chefe também indicou o prato Espeto  de vieiras grelhadas  sobre sagu de alho-poró com emulsão de espumante “façonDecima” (foto). Segundo Marc este é um prato bem simbólico da combinação Brasil-França feita pelo Kaá. O espumante é produzido  na Serra Gaúcha.

 

Kaá

Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 279 – Vila Olímpia, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3045-0043