Essa época do ano é uma das minhas preferidas. Adoro as divertidas festas juninas cheias de comidinhas típicas gostosas, as temperaturas mais amenas que nos faz dormir melhor e que nos faz querer ficar mais perto de quem nos quer bem e quer se esquentar também. Em junho as festas de São João enfeitam a cidade de bandeirinhas coloridas. Nos fins de semana os capirinhinhas se multiplicam pelos arredores das escolas e o cheirinho de quentão e da fogueira acesa aguçam nossa fome.

Quando trintei (outro dia li essa frase e achei bacana a forma de dizer quando se faz 30 anos), quis comemorar meu aniversário de uma forma divertida, então organizei um arraiá julino. O interessante é que nessa época eu e meus amigos ainda nao éramos casados e ninguém tinha filhos ainda, então na festa só tinha adultos e todos estavam vestidos à caráter. Tinha cuscuz mole, creme de milho, pipoca, pinhão (que amo), costelinha de porco e na mesa de doces tinha paçoca, doce de batata doce, arroz doce e a atração foi a pipoca caramelada da minha Nona. É uma opção deliciosa de prato de doce pra levar nas festinhas, pra reunir a família e assistir aos jogos da copa ou mesmo fazer uma sessão de cinema em casa. Essa receita não é de pipoca doce que você estoura o milho junto com os ingredientes e tem que tomar muito cuidado pra não queimar a calda e estragar tudo. Pra fazer essa pipoca é necessário estourá-la antes e misturar o caramelo depois. Apesar de levar um pouquinho mais tempo pra fazer, garanto que todos vão adorar!!! Então, garanta o seu bowl antes de servir, pois correrá o risco de ficar sem.

Pipoca caramelada da Nona

Ingredientes: 4 colheres de sopa de manteiga 1/2 xícara de milho de pipoca 1/2 xícara de açúcar mascavo 2 colheres de sopa de água 1/8 colher de chá de sal grosso

Modo de fazer: Estoure o milho (não precisa colocar sal nem manteiga) e coloque a pipoca em uma tigela grande e reserve. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma assadeira grande, espalhe as pipocas (já estouradas) nela e reserve. Em uma panela pequena, coloque a manteiga, o açúcar, o sal e a água e leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Logo em seguida, jogue o caramelo sobre a pipoca e, com a ajuda de um pão duro, misture até que estejam incorporados. Depois espalhe a pipoca caramelada uniformemente na assadeira e deixe assar por cerca de 20 minutos. Se necessário dê leves sacudidas na assadeira enquanto estiver no forno.Transfira a pipoca para uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe esfriar. É só servir e curtir o dia! Observação: A receita que fiz usei caramelo extra (1 receita e meia) para que as pipocas ficassem bem carameladas.