Estamos no fim do Outono, com o pé já no Inverno e as temperaturas andam caindo por aqui. Digo por aqui em Piracicaba, onde eu moro, no estado de São Paulo. Até que durante o dia é quente, mas à noite o friozinho volta a bater. E que delícia! Amo o frio! Adoro me agasalhar e tomar um vinho com uma boa refeição. E foi em um dias desses que preparei essa sopa cremosa. Geralmente não planejo muito o que vou cozinhar e quando planejo e vou ao supermercado comprar algum ingrediente, mudo totalmente o que vou cozinhar. É incrível, rs! Geralmente dá mais certo quando cozinho com o que encontro na geladeira!

Essa sopa é bem fácil de fazer, não tem mistérios. Eu usei o cogumelo fresco, mas que  não é encontrado em muitos lugares. Nesse caso não tem problema, use o cogumelo em conserva que ficará delicioso também. Só o creme de leite que tem que ser o fresco mesmo, pois o outro acaba talhando na hora de cozinhar. E como sou de Goiás, sei que nem sempre encontramos em algumas cidades, infelizmente. Para acompanhar eu ia torrar alguns pães de forma no forno. Só que estava com fome e por isso pressa. Olhei para a torradeira e o pão foi parar lá. E adorei, pois comi a sopa quentinha e o pão também.

Ingredientes
500 ml de creme de leite fresco, 400 g de cogumelos frescos (2 bandejas) ou a mesma quantidade em conserva, 1 colher de café de noz-moscada, 1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em 1 xícara de café de leite,  sal a gosto, cebolinha a gosto, azeite a gosto, 2 dentes de alho

Preparo
Em uma frigideira coloque o alho e frite até dourar com um fio de azeite. Coloque metade dos cogumelos fatiados, ou seja, 200 g, e deixe grelhar nesse fio de azeite por dois minutos. Acrescente o creme de leite, a noz-moscada e o sal. Deixe cozinhar por 5 minutos e acrescente o amido de milho dissolvido no leite. Deixe cozinhar por mais 4 minutos. Bata essa sopa no liquidificador. Reserve. Na mesma frigideira sele no azeite o restante dos cogumelos e coloque a sopa batida no liquidificador. Ajuste o sal e sirva. Por cima coloque cebolinha bem picada.

sopa-cogumelo

Sopa Cremosa de Cogumelos. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.