A Festa da Vindima

Todo ano em todos os vinhedos do mundo há o período da colheita e vindima das uvas. Este é um momento único e mágico. Motivo de festa e alegria, a vindima se torna o ápice de todo um trabalho anual de todos aqueles que ali trabalham. Quando o resultado é o melhor possível a festa é inevitável e harmoniosa.

Já participei de várias festas da vindima pelo nosso país e posso lhes assegurar de que é um espetáculo à parte. Nos inscrevemos, e no dia combinado lá vamos nós. Colheita com cestinhas, a uva fresquinha, doce e o clima de confraternização no ar é sem igual. Felizes vamos ao desengace e posteriormente à pisa. Isso mesmo! Pisamos nas uvas que colhemos e isso é fantástico. Não há sensação igual no mundo. É uma delícia!

Com todo aquele clima de confraternização, a festa avança. Algumas vinícolas tem passeios orientados pelos vinhedos, outras fazem piquenique aos pés das parreiras ao som do acordeom. Tudo fantástico, tudo belo e integrado à natureza. Os comes e bebes são fartos e farto também é o vinho que chega nas melhores garrafas como se Baco estivesse lá a sorrir enquanto a festa toma corpo.A família se reúne. Pais e filhos em volta do vinho. Também o suco da uva purinho alimento aqueles menores que ainda não podem sorver o néctar guardado aos adultos. No final há um clima de regalo no ar. Todos dançam, cantam e se divertem. Os doces simples fazem o desfecho brilhante. O sagu, as tortas, as cucas….Tudo fresquinho e gostoso com a simplicidade do saber fazer, do encantar..do querer mais.Voltaremos no ano que vem…Saúde a todos!