Com apenas 23 anos, o catarinense Gustavo Piffer é o primeiro brasileiro a integrar a cozinha do restaurante inglês The Fat Duck. O jovem chef vai ficar durante dois meses na Inglaterra, sendo um no The Fat Duck e outro no Dinner. Ambos restaurantes são comandados pelo chef Heston Blumenthal, considerado o maior chef de cozinha do Reino Unido e por alguns especialistas, um dos mais técnicos do mundo.

Heston Blumenthal é conhecido como um “alquimista culinário” e tem ampla experiência na cozinha molecular. Ele já trabalhou com historiadores de alimentos, perfumistas, fisiólogos e bioquímicos para explorar a viagem sensorial que provocam os diferentes sabores e texturas. O convite  surgiu do sommelier que trabalha com Heston, João Pires, durante visita ao restaurante Indaiá, em Itapema, onde Gustavo comanda a cozinha e é sócio.

O The Fat Duck é hoje o décimo terceiro melhor restaurante do mundo e por três anos seguidos esteve em primeiro. A experiência promete mudar a visão do catarinense, que pretende levar produtos brasileiros para sua estadia em Londres.”Quero mostrar nossa cultura, o que temos de importante no Brasil”, disse Gustavo. O seu restaurante, o Indaiá, recebeu o prêmio de melhor fondue de Santa Catarina pela revista Guia 4 Rodas. “Aprecio usar ingredientes locais com um novo ponto de vista gastronômico”, conclui.

Experiência em Londres com Tempero Brasileiro na Bagagem!
Foto Marcelo Fernandes