A capital argentina reserva um excelente roteiro de pubs, brewpubs e bares com os rótulos nativos e estrangeiros. Saiba onde tomar cerveja artesanal em Buenos Aires

Reportagem e Produção Rodrigo Ueno

Siga também no Instagram @craftbeeraround

Buenos Aires vai muito além de vinho e tango. Aos amantes cervejeiros, a cidade portenha tem grandes atrativos, e que não se restringem ao domínio das garrafas de um litro da tradicional Quilmes, encontradas na maioria dos bares desta linda capital. Na Argentina, a cultura da cerveja artesanal teve início muito antes de nós, nos anos 70. Com a crise econômica nos anos 80, a atividade se estagnou, mas retornou com força na década de 90 e hoje passa por um momento parecido com o do Brasil. Atualmente, existem pubs, brewpubs (fábricas-bar) e bares que oferecem boas cervejas artesanais, tanto nacionais quanto as principais marcas estrangeiras.

Saiba Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires. Confira um guia completo vivenciado pelo bier colunista Rodrigo Ueno.

CRUZAT BEER HOUSE (Centro)

O bar fica no complexo de teatros e restaurantes Paseo La Plaza. Conta com ampla carta, considerada a maior da cidade, com mais de 150 estilos diferentes, além de 14 cervejas “tiradas” na torneira. O local é grande, com dois ambientes internos e um externo no jardim da galeria. Perfeito se você estiver hospedado na região central próximo ao Obelisco.

End.: Sarmiento 1617, Centro Site: www.cruzatba.com

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

Variedade no Cruzat Beer House.

ANTARES BREW PUB (Palermo)

Um dos pontos mais conhecidos de cervejas artesanais. Bar oficial de uma das principais cervejarias artesanais da Argentina. As torneiras do bar contam com todos os rótulos da marca que tem fábrica em Mar del Plata. Um local bem agitado e badalado, com decoração muito bem trabalhada, pé direito alto e projeto de iluminação muito bacana. As cervejas são muito boas e recomendo pedir uma régua de degustação (sampler) para provar o portfólio, como a Kölsh, Scotch, Porter, Barley Wine, Imperial Stout, Honey Beer e India Pale Ale.

End.: Armenia 1447, Palermo Site: www.cervezaantares.com

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

Espetacular o espaço da cervejaria Antares que fica em Palermo

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

Degustação no Antares Brewpub

SULLIVAN’S IRISH PUB (Palermo)

No coração de Palermo Soho, é um típico pub irlandês de esquina, bem aconchegante, fachada de madeira, com várias opções drinks e bebidas quentes, além das cervejas tiradas e artesanais. Como funciona o dia todo, vale a pena se quiser tomar uma pint enquanto estiver batendo perna pelo charmoso bairro.

End.: El Salvador 4919, Palermo Site: www.sullivans-pub.com

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

BREOGHAN (San Telmo)

Visita obrigatória para os fãs de cervejas artesanais, já é um clássico de San Telmo. De fora, este brewpub lembra mais um dos diversos pubs portenhos, mas ao entrar você se depara com decoração descolada e ao mesmo tempo intimista, com grandes quadros negros com as descrições das cervejas, paredes em tijolo aparente, piso xadrez e sofás retrôs. No fundo do bar fica a pequena fábrica onde são feitas as cervejas da casa que são servidas nas torneiras ao lado de outros rótulos artesanais argentinos. Tanto a cervejaria como a cozinha é ótima. Experimente o hambúrguer com batata rústica, é sensacional.

End.: Bolívar 862, San Telmo Site: www.facebook.com/pages/Breoghan-Brew-Bar

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

BREOGHAN uma parada obrigatória.

THE GIBRALTAR (San Telmo)

Um dos melhores pubs de Buenos Aires, bem típico, escuro e todo de madeira. Com ambiente acolhedor e decoração clássica, ele transporta o visitante a outro mundo. Lá é possível provar diversas cervejas artesanais portenhas, além de clássicas inglesas nas torneiras. Se estiver com muita fome, peça o famoso hambúrguer que é gigante e muito bom.

End.: Peru 895, San Telmo Site: www.thegibraltarbar.com

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

Cerveja fresca no The Gilbratar, um dos melhores pubs de Buenos Aires

BULLER PUB & BREWERY (Recoleta)

Com outra filial no Centro (rua Paraguay, 428), o famoso brewpub fica no calçadão em frente ao Cemitério da Recoleta, sendo outra parada obrigatória para quem quer provar cervejas artesanais portenhas. Com clima animado e badalado, a cerveja é fabricada no meio do bar, onde é possível ver os tanques da produção. O bar é grande e oferece vários ambientes, inclusive no próprio calçadão. Não deixe de pedir a régua (sampler) de degustação com todos os rótulos da casa: Pilsen, Hefeweizen, Honey Beer, Oktoberfest, India Pale Ale e Stout.

End.: Pte. Roberto M. Ortiz 1827, Recoleta Site: www.bullerpub.com

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

Degustação no Buller Pub Brewery na Recoleta

CERVELAR (Centro)

Um misto de bar e loja especializada em cervejas artesanais, a Cervelar é uma rede com mais duas unidades na cidade – em Belgrano (av. Elcano, 3385) e Caballito (rua Pedro Goyena, 486). Parada obrigatória para compras cervejeiras. Com atendimento especializado, é possível conhecer mais sobre os rótulos do país. Aproveite o happy hour a partir das 18h para provar alguns destes rótulos tirados nas torneiras e ainda levar algumas garrafas para casa!

End.: Viamonte 336, Centro Site: www.cervelar.com.ar

Onde Tomar Cerveja Artesanal em Buenos Aires

Um misto de bar e loja a Cervelar no Centro é ótima pra compras cervejeiras . Tem unidades em Belgrano e Caballito também.