Você está em:

Bolo Tiramisú

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Hoje a Semana Especial de Bolos continua com a receita de um bolo delicado e surpreendente.
Pensem em um bolo gostoso, suculento e equilibrado. Assim pode ser definido este Bolo Tiramisú. O aroma delicado do café passeia  pelo paladar, mas não chega a deixar rastro forte. É simples de ser feito, mas exige ingredientes, como o queijo mascarpone, que me deu um certo trabalho para encontrar. Mas não deixe de tentar fazer este bolo, vale muito a pena e você vai surpreender quem provar.
A receita é do livro Bolos de Aniversário, de Fiona Cairns. Este é uma das receitas mais simples do livro. A arte dela em fazer bolos é incrível.

Bolo Tiramisú 1
Foto Patrícia Guimarães

 *Ingredientes

MASSA

– 225 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
(retire da geladeira pelo menos 1 hora antes de começar)
–  225 g de farinha de trigo com fermento (não se assuste,
quase todos os supermercado tem essa farinha)
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 225 gramas de açúcar (usei o refinado)
– 4 ovos ligeiramente batidos (assim como a manteiga,
deixe eles em temperatura ambiente)
– 2 colheres de café bem forte frio

RECHEIO

– 250 g de queijo mascarpone
– 100 ml de creme de leite fresco levemente batido (a receita
original pede 200 ml, mas não é isso tudo senão o recheio
não fica firme)
– 50 g de açúcar mascavo claro (usei o demerara)
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 3 colheres de café bem forte frio
–  3 colheres de licor ou rum (usei rum)
– 2 colheres de cacau em pó
– 30 g de raspas de chocolate meio amargo ou amargo

*Mão na Massa

Antes de tudo, acenda o forno a 180 graus. Unte com manteiga duas formas redondas de 20 cm e forre com papel manteiga. Risque o fundo da forma no papel e recorte o círculo. Usei uma batedeira comum para fazer a massa. Para facilitar, deixe à mão todos os ingredientes. Assim, fica menos difícil errar e tudo vai sendo acrescentado no tempo certo.
Peneire a farinha de trigo e o fermento em uma tigela, acrescente a manteiga  e aos poucos vá juntando o açúcar, os ovos e o café. Misture até ficar homogêneo. Divida a massa entre as duas formas. Nessa hora você pode estranhar, mas realmente a receita não leva leite. Acredite, dá certo. Vá em frente.
Asse por cerca de 25 minutos e teste com um palito. Assim que ele sair limpo, o bolo está assado. Tire do forno e deixe esfriar. Não retire do forno antes de esfriar, pois o choque térmico pode fazer o bolo murchar. Desenforme e corte cuidadosamente os bolos ao meio, assim ficarão quatro camadas.

RECHEIO – Em uma vasilha coloque o queijo mascarpone e vá colocando o creme de leite aos poucos, bem devagar, misturando tudo. Acrescente o açúcar e a essência de baunilha. Deixe na geladeira até a hora de montar o bolos. Eu fiz a massa e o recheio um dia antes e só montei no dia em que ele foi servido.
MONTAGEM – Borrife a mistura de café e rum sobre cada parte do bolo. Coloque uma camada do bolo sobre um prato de servir e espalhe recheio por cima e em seguida polvilhe cacau. Faça assim até a última camada, que deverá ter também a cobertura de mascarpone. Espalhe as raspas de chocolate por cima.
O que eu achei mais legal desse bolo é a despretensão da forma como ele é apresentado. Algo meio, fiz com pressa, sem tempo. Mas que no fim surpreende.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!