Você está em:
Aprenda a Fazer Macarrão

Aprenda a Fazer Macarrão

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Aprenda a Fazer Macarrão com uma Receita deliciosa

A cozinha sempre me traz boas surpresas. Uma delas foi aprender a fazer o meu próprio macarrão. É um ritual tão saboroso quanto o resultado final. Enquanto você faz a massa, abre, trabalha e corta, é como se estivesse praticando um mantra e deixando de lado todos os seus problemas ou chateações. É incrível ver como o alimento se transforma. Já parou pra pensar que ovos, farinha de trigo e quase mais nada, juntos se tornam uma massa deliciosa, múltipla, democrática e globalizada?

Me formei em jornalismo em 2006, mas já trabalho como jornalista desde 2001. Lá se vão 14 anos de redações tanto em jornal impresso quanto em TV e nunca estive tão feliz e realizada com o trabalho de escrever para o meu Blog Senhora Mesa e a minha revista de mesmo nome. Me especialize em jornalismo gastronômico por pura paixão. Paixão pela cozinha, por cozinhar, por falar de gastronomia, por escrever e respirar 24 horas do meu dia.

Siga nosso Instagram: @senhoramesa. ❤️

A maior parte das fotos que vocês vêem aqui na Senhora Mesa ou são clicadas por mim ou fotógrafos especializados. Da faculdade de jornalismo herdei o gosto pela fotografia. Sempre que eu penso o quanto eu gosto de fotografar comida, lembro do meu avô lá em Mineiros, no interior de Goiás de onde eu sou, fazendo foto minha e da minha irmã Samantha aos 10 anos. Ele sempre dizia, “encosta na florzinha, pega a florzinha na mão, sorria, fica no meio das plantinhas”, kkkkk. Acho que minha paixão por food styling começou aí, kkkk. Estou contando isso por que estou apaixonada pelas fotos desse editorial de macarrão. Eu não tenho a melhor máquina, mas tenho um coração e paciência enormes pra trabalhar até conseguir o resultado que eu acho lindo. Espero que você goste!

Dessa vez o que me motivou a fazer massa foi uma farinha tipo 1 que eu encontrei no Empório Oil & Vinegar no Shopping Iguatemi Campinas. A receita é do Jamie Oliver, e vai muitas gemas, mas fica uma delícia. E esse empório gente, é uma maravilha. Tem tantos ingredientes lindos, que quando você vê fica logo pensando no que vai cozinhar.

Mas vamos falar de macarrão, as vezes eu fico bem prolixa mesmo. Eu já fiz algumas receitas e essa eu achei deliciosa. Você pode estranhar levar tantos ovos, mas é isso mesmo. Eu fiz e deu certo, então você consegue fazer também.

Aprenda a fazer a sua própria massa de macarrão. Foto Senhora Mesa por Patrícia Guimarães.
Aprenda a fazer a sua própria massa de macarrão. Foto Senhora Mesa por Patrícia Guimarães.

Dicas:

* Use uma farinha de boa qualidade. Eu sei que temos dificuldade pra encontrar boas farinhas aqui no Brasil nos supermercados. A mais legal é a do tipo 1. Eu comprei dessa última vez no Empório Oil & Vinegar em Campinas. Fica no Shopping Iguatemi. Quando estiver por lá aproveite e compre vários pacotes. É sempre bom ter na despensa, nunca se sabe a hora que você vai precisar.

* Compre uma boa semolina. Ela garante textura na massa. A quantidade varia confirme a receita que eu estou fazendo, mas pra níveis avançados quem garante esse blend é o próprio cozinheiro e a proporção de acordo com a farinha pode varia de meio a meio, até 80% e 20%, por exemplo.

* O uso ou não dos ovos vai de gosto. A maioria dos italianos não usa. Eu gosto da textura e sabor adicionados com ovos, além da cor mais linda do mundo.

* Se o dia estiver muito úmido, você vai precisar colocar um pouco mais de farinha pra massa não grudar, em dias mais secos, um pouco menos. Por isso, use as mãos, sinta a sua massa.

* Arrume um varal pra secar a sua massa depois de cortada no caso das não recheadas. Um simples cabo de vassoura e dois bancos como eu fiz resolvem. Ou mesmo cabides de madeira, que ficam um charme também.

O mais legal de tudo isso, é o prazer que você vai ter e orgulho também de comer e poder servir uma massa feita por você mesmo. É uma sensação deliciosa!

04-ingredientes-02

Serve 5 pessoas
400 g de farinha de trigo bem fina
75 g de semolina
12 gemas de ovos
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa gelada

05-preparo-02
Peneire a farinha e a semolina em uma vasilha. Abra um buraco no meio e coloque os ovos, o azeite e a água. Misture com um garfo e vá incorporando essa mistura de ovos com a massa. Quando começar a misturar bem, mexa com os dedos. Em seguida trabalhe a massa, mas nada exagerado, até ela ficar como na foto, firme e uniforme. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Depois use a máquina pra abrir a massa e depois cortar. Eu já tentei fazer com rolo de macarrão, mas é bem mais prático a maquininha gente. Deixe secar por pelo menos 40 minutos se o dia estiver com sol e um pouco mais se tiver úmido e frio. Como vai ver na foto eu fiz um varal em casa. Depois cozinhe em bastante água salgada e sirva com seu molho preferido.

 

fettuccine-senhora-mesa

blog-senhora-mesa-food-stylist

 

 


IMG_0230

 

aprenda-a-fazer-macarrão-senhora-mesa

senhora-mesa

VEJA TAMBÉM

TENDER AO MOLHO DE MOSTARDA E MEL PARA O NATAL
BACALHAU COM AZEITONAS E BATATAS PARA A CEIA
RECEITA DE FILE A WELLINGTON PARA CELEBRAR O NATAL

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!