Você está em:
Hoje é Dia de Nhoque da Fortuna, Faça seus Pedidos

Hoje é Dia de Nhoque da Fortuna, Faça seus Pedidos

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Nhoque da Fortuna: Faça a Receita e o Ritual

Segundo a Wikipédia, diz a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

Superstição ou não, a intenção já é boa e mal não vai fazer.

A receita desse nhoque da fortuna é do restaurante Ô Restaurante, que fica na Vila Madalena em São Paulo. Foi inagurado há pouco mais de dois meses e o menu do chef Gustavo Eiji é considerado “sem frescura”mas todo trabalhado na gastronomia variada e em receitas que acionam nossa memória afetiva. O cardápio tem ainda cervejas artesanais brasileira, vinhos e drinks. Fica na rua Harmonia, 321. Se quiser fazer reserva o telefone de lá e (11) 2539-3840.

Nhoque da Fortuna de Duas Batatas Com Cogumelos
(Rende 5 porções)
Ingredientes
Para o ragu de cogumelos:
bandeja de cogumelo paris
bandeja de shimeji
bandeja de shitake
bandeja de porto belo
1/3 xícara (chá) de salsão picado
1/3 xícara (chá) de erva doce picada
1/3 xícara (chá) de alho poró picado
1 dente de alho bem picado
1/4 xícara (chá) de azeite extra virgem
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 L de caldo de legumes ou frango
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 bouquet garni (bouquet aromático de ervas)
1 colher de (chá) de sal refinado
Qb de pimenta do reino (moída na hora)
Preparo
Fatie os cogumelos bem fininhos e reserve. Doure bem devagar em fogo baixo o salsão e a erva doce. Acrescente o bouquet, o alho poró e os cogumelos. Aumente o fogo e deixe dourar bem até secar a água. Acrescente o alho e deixe começar a pegar no fundo da panela. Então adicione o vinho e raspe bem o fundo. Após evaporar o álcool do vinho acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar bem lentamente por 15 minutos. Finalize com o sal e a pimenta. No momento de servir aqueça-o bem e dê mais cremosidade adicionando uma colher de sopa de manteiga gelada. Junte ao gnocchi e decore com o cryspi de alho poró.

Ingredientes para o Cryspi de alho poró:

·         1 alho poró

·         2 xícaras (chá) de óleo de girassol ou canola

Preparo
Corte o talo do alho poró em pedaços de aproximadamente 10 cm e parta-os ao meio no sentido de comprido. Fatie em tiras bem finas (o mais fino que conseguir). Lave-o e seque-o muito bem. Coloque o óleo em uma frigideira e deixe esquentar. Faça um teste com um filete de alho poró, caso comece a fritar coloque um punhado maior e deixe fritar até começar a dourar, sempre mexendo com uma escumadeira. Retire do óleo e escorra em papel toalha. Guarde em temperatura ambiente e pote hermético.

Ingredientes para o nhoque:

·         8 batatas monalisa

·         8 batatas doce

·         2 gemas de ovo

·         1 e 1/3 xícara (chá) de parmesão ralado

·         1/3 xícara (chá) de farinha de trigo

·         1 colher (sopa) de azeite extra virgem

·         3 colheres (chá) de sal refinado

·         Qb de pimenta do reino (moída na hora)

Preparo
Embrulhe as batatas uma a uma em papel alumínio e leve-as ao forno pré aquecido à 180°c por aproximadamente 40 minutos. Quando tiverem assadas desembrulhe-as e amasse-as bem, para que elas desenvolvam o amido! Acrescente os demais ingredientes e misture com as mãos sovando bem de leve. Embale com papel filme e reserve na geladeira por 15 minutos antes de enrolar os gnocchis. Faça os rolinhos com a massa e corte pedaços de aproximadamente 20 gramas. Cozinhe em água fervente com sal por 1 a 2 minutos, retire, escorra a água junte ao ragu já aquecido.

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!