Você está em:
Penne ao Pesto de Lentilha e Ervilha – Especial Comida da Sorte!

Penne ao Pesto de Lentilha e Ervilha – Especial Comida da Sorte!

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Hoje já é dia 29, e já já o ano termina! 

Cruze os dedos, mentalize só coisas boas e espere um 2014 abençoado para todos nós! 

Dezembro é sempre assim. Parece que no último dia do ano temos a oportunidade de transformar nossas vidas, para viver o próximo ano que já começa na 0h do dia seguinte. É como se pegássemos uma folha em branco e ali anotássemos tudo o que gostaríamos de melhorar, o que não fazer mais ou o que fazer mais e melhor.

E nesse hora vale tudo. Usar uma cor de lingerie com sinônimo de paz, amor ou dinheiro, colocar a foto de um santo embaixo do prato, amarrar o pingente de uma figa no garfo, comer lentilhas, louro, sete uvas, dar três pulinhos e uma voltinha em torno da cadeira. Ah, não podemos esquecer da romã. É praticamente inevitável nos apossarmos de alguma “mandinga” para dizer ao nosso cérebro que tudo será melhor. E é o que desejamos mesmo.

Sandro Dias é professor de história da gastronomia do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, e conta que a virada do ano sempre esteve relacionada à um momento de reflexão sobre o que nós imaginamos ser um novo ciclo de vida. “Tradicionalmente a palavra que usamos foi emprestada dos franceses: Réveillon, que deriva do francês réveiller (revelar, despertar, acordar).”

Os grãos, diz Sandro, estão relacionados à questão da fartura. “Nunca contamos os grãos, eles são sempre visualizados em sua coletividade, sendo assim símbolo de bonança.”

A lentilha, um ícone das receitas da ceia de Ano Novo, é o primeiro alimento que deve ser ingerido na virada do ano para que não falte dinheiro e prosperidade. “Uma das explicações é que esse grão incha e dobra de tamanho depois de cozidas”, fala Sandro. Já o peixe, por viverem na água, são considerados símbolos de purificação e fertilidade, uma vez que suas ovas são sempre numerosas.

Penne ao Pesto de Lentilha e Ervilha

Por Valdecir Pereira

www.facebook.com/valdecirpereira.pereira

Ingredientes

150 ml de azeite extra virgem, 20 g de manjericão, 30 g de pinolis, 100 g de lentilhas cozidas até o ponto macio, 100 g de ervilhas secas cozidas até ponto macio, 2 dentes de alho (sem miolo), sal e pimenta do reino a gosto, 100 g de parmesão ralado, 300 g de macarrão tipo penne

Molho Pesto

Bata o azeite, manjericão, pinolis, lentilhas, ervilhas, o alho, sal e a pimenta no liquidificador até o ponto de pasta. Cozinhe o macarrão al dente. Na finalização, lembre de esquentar um pouco o pesto sobre a panela de cozimento do macarrão para daí, com a massa ainda molhada, juntar numa caçarola e mexer bem para incorporar todos os sabores e ficar bem distribuído. Sirva quente e polvilhe uma boa porção de queijo ralado por cima.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!