Você está em:

Como fazer Feijão

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Como fazer Feijão

Esse título – Como Fazer Feijão – pode parecer bem estranho. Mas confesso que quando comecei a cozinhar pesquisava muito nos livros da minha avó sobre como fazer esse ingrediente tão tradicional no nosso país. O melhor feijão que eu já comi é o da minha sogra Elizabeth. Eu não sei o que ela faz, porque já a vi fazendo algumas vezes, mas o dela fica muito, muito bom. Hoje em dia eu consigo chegar meio perto, e parei de trazer marmita de feijão congelado da casa dela, rs.

A proporção de água é o mais importante, aliado à força da chama do fogão. Nisso se soma o tempo e temos uma equação que pode até ser descrita em quadro de evolução: cozimento versus tempo e água adicionada.

Cada um tem um jeitinho todo especial de como fazer feijão e eu gostaria muito de saber qual é essa receita. Eu gostaria de testar. Essas receitas de vó e mães são sempre fantásticas. Na foto um prato famoso por aqui. Quem não gosta de feijão, arroz, bife e batata frita?

Existem vários tipo de feijão, e o que eu mais gosto de fazer é o carioquinha e o jalo. Para os dois, serve a mesma receita. Vai mudando um pouco quando escolhemos o manteiguinha que é menor ou o branco que cozinha mais rápido. Eu faço sem nenhum tipo de tempero e refogo depois de pronto. Tem algumas pessoas que gostam de colocar o louro antes, pode ser também, vai de gosto.

Uma dica importante gente, simples, mas que muita gente esquece. Tempo de cozimento em panela de pressão começa a contar a partir do momento que pega pressão e começa a fazer o barulhinho. Não antes.

Segue a receita abaixo e me conta o que acha lá no Instagram: @senhoramesa ou pelo Snapchat: senhoramesa. E vamos lá. Como fazer feijão?

*Foto Senhora Mesa por GW.

Como fazer Feijão

04-ingredientes-02Como fazer Feijão
2 xícaras de feijão (jalo ou carioquinha)
4 xícaras de água
05-preparo-02Deixe o feijão de molho em água de uma noite para o outro dia. Quando colocar o feijão na água, se algum boiar pode jogar fora. No outro dia, na panela de pressão, descarte essa água do molho, coloque o feijão na panela, cubra com as duas xícaras de água e tampe. Depois que pegar pressão conte 10 minutos e desligue.
01-facil-02Para refogar o feijão, coloque em uma panela (fogo médio) uma mistura de alho, sal e pimenta amassados, azeite e folhas de louro. Frite rapidinho antes do alho dourar pra não amargar e coloque uma concha do feijão. Nessa hora você pode tomar duas decisões. Usar o mixer para amassar esses grão da concha de feijão e deixar o caldo mais grossinho, ou colocar o restante do feijão e deixar cozinhar mais um pouco. Nesse último caso o caldo fica menos grosso. Dos dois jeitos fica uma delícia.

LEIA TAMBÉM

COXINHA DE BRIGADEIRO DO CHEF KADU BARROS

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!