Tecnologia exclusiva da Ajinomoto do Brasil lança ao mercado Food Service produto em pó e 100% plant-based
Os flexitarianos são pessoas que procuram reduzir o consumo de carne no dia a dia e é um mercado consumidor em ascensão. Mas nem todos que querem comer menos proteína animal conseguem, por falta de opção.
Eu recebi as embalagens dos Mix sabor Carne e sabor Frango, criei várias receitas que você pode conferir no meu instagram @senhoramesa. E posso te contar? Fica uma delícia!!! Com o Mix sabor frango que você pode ver a receita clicando aqui, eu criei uma croqueta ao estilo espanhol que ficou Deliciosa! E preparei com o Mix sabor Carne, polpetone e hambúrguer.
É super prático de preparar, basta misturar água gelada e mexer por cerca de cinco minutos. É super prático pra quem tem restaurante e quer oferecer opções veganas, plant based, para os clientes.
Com variedade de proteínas vegetais que promovem experiência semelhante às proteínas animais, tanto em sabor quanto em textura, os alimentos plant-based ou carne vegetal visam atender os flexitarianos, bem como vegetarianos e veganos. Para fortalecer as opções de alimentos do setor de Food Service, a Ajinomoto do Brasil está lançando o Mix para Preparo de Hambúrguer Vegetal TERRANO®, nos sabores carne e frango.
Inovador, prático e saboroso, o produto surge com a proposta de auxiliar os donos de restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos a ampliarem as opções do cardápio, de forma rápida e versátil. A gerente de marketing da Ajinomoto® Food Service, Eliane Mello, contextualiza o cenário sob a perspectiva do mercado Food Service e dos consumidores da alimentação plant-based.
“Segundo pesquisa realizada pela FAIRR 2019 e 2020, 57% dos restaurantes do mundo oferecem ao menos uma opção plant-based no menu. Devido à pandemia surgiu a necessidade de aumentar possibilidades de consumo. Contudo, os dados informam que apesar dos brasileiros consumirem tais alimentos, 51% dizem não encontrar alternativas vegetais nos lugares onde fazem suas compras, sendo uma barreira para incorporá-las em suas dietas regularmente”, informa Eliane.
Desta maneira, o Mix para Preparo de Hambúrguer Vegetal TERRANO® apresenta ao mercado uma forma prática e saborosa de preparar alimentos por meio do mix em pó, que pode ser moldado para diferentes tipos de refeições, como hambúrguer, kafta, recheios, salgados – entre outros. “Combinamos o melhor da carne animal em um produto 100% proteína vegetal, com a presença do mesmo sabor, textura e odor. Por meio deste lançamento, reforçamos nosso compromisso em oferecer uma alimentação saudável e equilibrada para a sociedade, sem renunciar ao sabor”, ressalta Eliane.
De fácil armazenamento e sem necessidade de refrigeração, o produto é simples de preparar, basta a ativação de água gelada para moldar e usar como desejar. “O Mix para Preparo de Hambúrguer Vegetal TERRANO® é destinado ao mercado de Food Service e apresenta versatilidade para a elaboração de diversas receitas, por ser em base de pó granulado. Assim, o operador pode incluir em pratos simples do dia a dia e nos mais elaborados, como o fricassé”, explica a gerente de marketing da Ajinomoto® Food Service.
Ajinomoto – Inovação e Saudabilidade
A elaboração e desenvolvimento do produto, nas duas versões, foi realizada pelo Centro de Tecnologia de Alimentos da Ajinomoto do Brasil, localizado na unidade de Limeira, interior de São Paulo, considerando características sensoriais e nutricionais com base nos pilares de qualidade do Grupo Ajinomoto. Foram aplicadas pesquisas com consumidores flexitarianos, que evidenciaram a importância dos atributos sensoriais de textura e sabor agradável para este público.
Sobre a área de Food Service
A área oferece um mix de produtos versáteis e práticos de alta performance em rendimento e rentabilidade, destinados a estabelecimentos voltados à alimentação fora do lar, como restaurantes, bares, hotéis e padarias. Entre os produtos estão o realçador de sabor AJI-NO-MOTO®, os temperos HONDASHI®, SABOR A MI®, AJI-SAL®, Tempero e Caldo SAZÓN® Profissional,
Mistura Completa para Milanesa Ajinomoto®, molhos branco bechamel e escuro demi-glace, amaciante de carne, molho e extrato de tomate, creme de cebola, SATIS!® molho shoyu e barbecue, a linha Mix para Preparo de Hambúrguer Vegetal TERRANO®, azeite de oliva extra virgem TERRANO® e azeite de oliva tipo único TERRANO® (os três últimos também estão disponíveis para o varejo), condimento preparado HARMONIX-F® e purê de batatas instantâneo. Confira o portfólio completo de produtos, dicas de receitas para variar seu cardápio e outras soluções no site Ajinomoto.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef.
Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar).
Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse Ajinomoto.