Você está em:
Feijão da Sorte Camil: Linguiça de Cordeiro, Lentilha, Louro e Puxuri – “Com Seu Tempero Fica Mais Gostoso”

Feijão da Sorte Camil: Linguiça de Cordeiro, Lentilha, Louro e Puxuri – “Com Seu Tempero Fica Mais Gostoso”

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

No mês de Novembro tem Encontro Gourmet em São Paulo. Este encontro reúne blogueiros de gastronomia de todo o Brasil. Este ano alguns desafios foram lançados antes mesmo do dia do evento. Recebemos em casa uma caixa de Feijão Pronto Camil. O desafio: preparar uma receita para participar de um concurso entre os blogueiros. Eu fique pensando e pensando o que eu poderia fazer e ontem tive uma ideia. Estamos perto do Natal e Ano Novo, então resolvi fazer o que batizei de Feijão da Sorte Camil.

Fui no supermercado comprar lentilha e para minha surpresa também tinha Lentilha Pronta Camil. Daí foi só preparar os ingredientes e muito rápido o meu prato como sugestão para a ceia de Reveillon estava pronto.

Eu pensei em usar a lentilha, pois ela é um grão tradicionalmente usado nas ceias. Assim como o feijão, trazem expectativa de fertilidade na maioria das culturas. Diz a lenda, que a lentilha representa fartura e saúde durante o ano, pois as sementes incham e dobram de tamanho após o cozimento.

Também usei uma lingüiça de Cordeiro, que é um animal considerado sagrado pelos cristãos e puro.

A associação do louro ao feijão já é típico, porém neste Feijão da Sorte Camil ele ganha outra conotação: o louro é de origem greco-romana e é um símbolo de sucesso e vitória. Guardar uma folha de louro na carteira na virada é promessa de sucesso e fartura ao longo do ano. Ao servir este prato, amarre uma folha de louro com uma fita de cetim no garfo para o convidado depois guardar na carteira.

Já o puxuri, é uma semente da Amazônia e seu sabor lembra bastante uma mistura de cravo, pimenta e canela. Ralei um pouco sobre o preparo, o que rendeu um sabor picante no final do paladar.

A receita é muito simples:

– 1 embalagem de Feijão Pronto Camil
– 1 embalagem de Lentilha Pronta Camil
– 3 gomos de lingüiça de cordeiro
– 3 dentes de alho amassados
– 5 folhas de louro frescas
– 1 pitada de puxuri
– sal a vontade
– 2 colheres de sopa de óleo
– Pimenta biquinho para decorar

Preparo

Em uma frigideira cozinhe e grelhe a lingüiça e em seguida corte em rodelas de espessura média. Na mesma panela onde grelhou a lingüiça, coloque o alho e assim que começar a doura acrescente o Feijão Pronto Camil e a Lentilha Pronta Camil. Coloque o louro, a pitada de puxuri, acerte o sal e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. E está pronto. Eu servi com pimenta biquinho em cima, que eu adoro.

Feijão da Sorte Camil: com lentilha, linguiça de cordeiro, louro e puxuri.
Feijão da Sorte Camil: com lentilha, linguiça de cordeiro, louro e puxuri.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!