Conheça as Feiras de Rua de Londres
Londres é recheada de feiras de rua! As opções de comidinhas e suas feiras maravilhosas são inúmeras e é possível provar muito mais do que o tradicional fish and chips (que aliás, merece um texto só para ele!).
Qualquer que seja a feira você pode encontrar os melhores queijos suíços, chocolates belgas, frutas e legumes fresquíssimos, bebericar mulled wines, provar azeites gregos artesanais e conversar com produtores e empresários independentes do setor alimentício da região e países vizinhos.
Por lá, tive a sorte de visitar uma das últimas edições do Real Food Market em Southbank, bem pertinho da London Eye. Eles acabaram tendo que encerrar as atividades no último ano por lá, mas continuam com o mercado semanal (quartas e quintas) em King’s Cross. Depois da visita, pesquisei bastante sobre eles e descobri que são pessoas engajadas em sustentabilidade, valorizam os produtores que realmente querem levar alimentos de qualidade ao consumidor, apaixonadas pela gastronomia em sua forma mais natural e que promovem diversos festivais de rua para disseminar esse conceito. Tudo a um preço muito justo. Começaram há quase 10 anos como um movimento para divulgar alimentos orgânicos e apresentar ao consumidor londrino opções que antes eram totais desconhecidos do público (como quinoa e repolho roxo, por exemplo!). Acabou ganhando projeção e visibilidade, além do apoio de muita gente bacana!
Os festivais, eventos e mercados do Real Food celebram o prazer do bom alimento, apoiam os pequenos produtores e as empresas de alimentos independentes que criam produtos sustentáveis e éticos. Estes produtores são cruciais para a preservação do ambiente natural, economia local e preservação da cultura agrícola. Um belo conceito levado a cabo pelos idealizadores é que acreditam que os eventos reconectam as pessoas com os verdadeiros produtores e lugares de onde vem sua comida. É falar diretamente com a pessoa que produziu o que vai para o seu prato.
Além de produtores, os eventos e feiras reúnem chefs apaixonados, incluindo Raymond Blanc, Giorgio Locatelli e Fergus Henderson, comerciantes diversos, varejistas, atacadistas e pecuaristas.
Confesso que tentei provar de tudo, mas o mulled wine quentinho, os queijos e os azeites gregos foram os meus grandes companheiros na tarde que passei por lá.
Quer saber mais? No site oficial tem tudo! Receitas, perfil dos organizadores, tudo sobre os eventos, notícias e muitas outras coisas bacanas! www.realfoodfestival.co.uk
Fica a grande dica para conhecer!
CONHEÇA A HISTÓRIA DA ÚLTIMA FAZENDA DE LYON, NA FRANÇA
SE PROGRAME PARA O INVERNO 2015 EM CAMPOS DO JORDÃO
CONFEITARIA CIOCOLLÁ EM AMERICANA LANÇA MENU DE INVERNO