Você está em:
Brasil Kirin Apóia Colheita de Lúpulo Brasileiro

Brasil Kirin Apóia Colheita de Lúpulo Brasileiro

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Brasil Kirin Apóia Colheita de Lúpulo Brasileiro

Marcando o pioneirismo do setor cervejeiro no país, a Brasil Kirin, em parceria com o agrônomo Rodrigo Veraldi, realiza nesse mês de abril a colheita de lúpulo brasileiro no sítio Viveiro Frutopia, localizado em São Bento do Sapucaí, região de Campos do Jordão. Com o apoio à produção do insumo e o incentivo ao projeto experimental, a Brasil Kirin tem o intuito de promover a sustentabilidade do negócio, ampliar a democratização das cervejas especiais no país e ampliar a cadeia produtiva, valorizando o plantio do lúpulo nacional por pequeno e médios produtores rurais.

A parceria começou em 2014 com os experimentos e curiosidade do agrônomo Rodrigo Veraldi, que já produzia em seu sítio uva, framboesa, amora, oliva, castanha portuguesa, entre outros alimentos. Após algumas pesquisas, Rodrigo decidiu tentar cultivar lúpulo cervejeiro também.

Naquele mesmo ano, a Brasil Kirin soube do projeto por meio da fábrica da Baden Baden, cervejaria nascida e instalada em Campos do Jordão, e enviou pesquisadores, engenheiros e mestres cervejeiros para visitar a plantação. “Quando conhecemos o Rodrigo e seu experimento, vimos a oportunidade de somar forças em um projeto sem igual. Não pensamos duas vezes em apoiar de todas as formas o cultivo do primeiro lúpulo brasileiro”, afirma Rubens Mattos, gerente de P&D da Brasil Kirin.

Ainda em 2014, os primeiros resultados da parceria surgiram e foram apresentados no lançamento da Baden Baden 15 anos, edição comemorativa da cerveja, onde a marca incluiu na receita as primeiras amostras do lúpulo produzido pelo projeto. “Desde esse primeiro teste estamos apoiando o aperfeiçoamento da produção com apoio tecnológico que possuímos por sermos uma das maiores indústrias de bebidas do mundo. E os resultados nos mostraram que estamos no caminho certo apostando em projetos assertivos como esse. Para condução de mais esse processo de inovação tecnológica, contamos com apoio da Kirin Japão, de universidades brasileiras e do CNPq, que apoia com um bolsista dedicado ao projeto”, conclui Rubens.

Dois anos após a primeira fase do projeto, a Brasil Kirin colhe sua primeira safra de lúpulo com grande expectativa. Segundo Veraldi, a plantação passou por todos os testes climáticos e mostrou vigor e adaptação total ao clima brasileiro. “Neste último ano passamos por todos os climas possíveis e mesmo assim nosso cultivo rendeu mais que o esperado. Para quem não conhece, o lúpulo é uma planta que não precisa ser replantada a cada safra, melhorando de qualidade e rendimento ao longo dos plantios. Portanto, podemos considerar essa variedade que vocês vão acompanhar como autêntica brasileira”, afirma Veraldi.

Sabendo da qualidade sensorial do novo lúpulo, a Brasil Kirin já tem planos para a utilização do lúpulo em sua cervejaria Baden Baden. O ingrediente deve entrar na receita de mais um de seus estilos após finalizada da fase de teste para melhor adequação.

 

Sobre a Brasil Kirin

A Brasil Kirin, uma empresa que produz bebidas que dão prazer e alegria, acredita que há muito mais num líquido do que apenas seu consumo. Por isso faz um convite a todos que acreditam e querem mais da vida: “Viva Sua Sede”. Com este slogan, a empresa abraça desafios, sonhos e desejos das pessoas para as suas vidas. Para atender as diferentes sedes, a Brasil Kirin conta com um amplo portfólio de bebidas que inclui cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas das marcas Schin, Schin no Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Kirin Ichiban, Cintra, Glacial, Água Schin, Fibz, Ecco!, Viva Schin, Schin Tônica, Itubaína, Mini Schin, Fruthos e Skinka.

A empresa é subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, uma das maiores empresas de bebidas do mundo com mais de 46 mil funcionários, 270 empresas e presença em 15 países. No Brasil, conta com 13 fábricas em 11 estados e mais de 11 mil funcionários. A distribuição dos produtos é feita por 25 centros próprios e cerca de 200 revendas para 600 mil pontos de venda no país.

Atualmente, a Brasil Kirin está entre as Melhores Empresas para Trabalhar, segundo a revista Época / GPTW (Great Place to Work®) 2014 e 2015, e também pelo ranking 2014 e 2015 da Revista Você S/A. Em sustentabilidade, foi considerada destaque em Governança Corporativa pelo Guia Exame 2014, além de estar entre as empresas mais sustentáveis do país desde 2013.

Edu Leporo.
Edu Leporo.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!