Você está em:
Delícias Holandesas na Expoflora

Delícias Holandesas na Expoflora

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Até domingo você pode conferir em Holambra a 31ª edição da Expoflora, que começou dia 30 de agosto. E, além das novidades no mundo das flores, você vai se surpreender com a gastronomia da cidade. Todos os anos, chefs e confeiteiros vasculham receitas de família e reservam novidades gastronômicas para os visitantes da Expoflora.

E nessa busca foi criada uma sobremesa servida em um vasinho de flor. A base é feita de bolo de coco com recheio de creme e chocolate. Só essa parte já dá água na boca. A cobertura então, finaliza com chave de ouro a apresentação. Essa base é coberta por uma camada de biscoitos moídos que lembram a terra adubada na qual as flores são cultivadas. Como se isso não bastasse, depois de saborear o bolo, você ainda pode levar para casa uma altromemeria, flor escolhida para decorar a sobremesa, que é delicadamente “plantada” no vaso usando um tubo de plástico.

Mesmo sem ser da Holanda, já que nasceu na França, você também pode experimentar os poffertjes, uma espécie de panquequinha que pode ser feita com muitos acompanhamentos, sendo os mais procurados com manteiga e açúcar e com morango e chantilly. Eles podem ser encontrados em um quiosque do Casa Bela Restaurante. Conta a história, que esse doce foi criado no século XVIII, em 1795. A receita vem da época de Napoleão, quando houve escassez de farinha de trigo sarraceno. Como os conventos faziam hóstias com água e trigo, as freiras começaram a experimentar receitas alternativas e, assim, surgiu o poffertjes. Nessa época, Napoleão dominou boa parte da Europa, inclusive a Holanda, e suas tropas com seus cozinheiros e mercadores vendiam os poffertjes e sua receita. Com o passar do tempo, a França esqueceu essa delícia e a Holanda acabou ficando famosa por seus poffertjes.

Delícias Holandesas na Expoflora 1
Bolo de coco em vasinho de flor
RECEITA VASINHO DE FLOR
Ingredientes
Recheio de chocolate
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de creme de leite
Creme
500ml de leite
4 gemas
4 colheres de farinha de trigo peneirada
5 colheres de açúcar
Essência de baunilha (a gosto)
Chantilly
Base
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico
1 1/2 xícara de leite de coco
1 1/2 xícara de coco ralado

Biscoito de chocolate triturado

Cachepot de alumínio – higienizado
Tubete para a flor (pode ser encontrado nas lojas do ramo) 

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes do recheio de chocolate na panela, exceto o creme de leite, e misture bem. Deixe em fogo baixo por 10 minutos ou até que solte do fundo da panela. Mexa sempre com a ajuda de uma colher de pau. Adicione, então, o creme de leite e deixe esfriar. Reserve.
Creme: Junte os ingredientes (exceto o chantilly) e leve ao fogo baixo, mexendo bem até engrossar. Deixe esfriar e misture com o chantilly.
Base: Numa tigela bata os ovos, o leite, a manteiga e o açúcar até que a mistura fique homogênea. Acrescente o coco ralado, já hidratado no leite de coco, a farinha de trigo e misture bem. Adicione o fermento e misture. Coloque o preparo em uma fôrma já untada e enfarinhada e leve ao forno por 30 minutos a 180ºC. Deixe esfriar.

Montagem
Com ajuda de um cortador redondo, corte um pedaço da base de coco e coloque no fundo do cachepot limpo. Coloque o recheio de chocolate até atingir 2/3 do vaso. Acrescente o creme e finalize com biscoito picado. Para decorar, insira no centro do doce um ramo de flor acondicionado em um tubo especial, higienizado e com água filtrada.
Delícias Holandesas na Expoflora 2
RECEITA POFFERTJES
Ingredientes
100g de farinha de trigo
100g de farinha de trigo sarraceno
2g de sal
8g de fermento de padeiro
3 ½ decilitros de leite
50g de manteiga
Modo de preparo
Misture a farinha com o sal. Faça uma cova no meio. Dilua o fermento com um pouco de leite morno e coloque-o dentro da cova, acrescentando a margarina e 2/3 do leite. Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, sem grumos. Em seguida, mexendo sempre, adicione o resto do leite em fio. Deixe a massa levedar durante 1 hora em lugar quente. Aqueça a frigideira e unte cada cavidade com um pincel, com um pouco de manteiga. Encha as cavidades até a metade com o preparado e vire-as com a ponta de um garfo quando a parte de baixo já estiver dourada e a parte de cima seca. Sirva quente com manteiga e açúcar em pó.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!